DIREITO

Revista Jurídica Voluntas

Sobre a Revista
Construção histórica
A nova Revista Voluntas do Curso de Direito, Campus Jane Vanini, da Universidade do Estado de Mato Grosso “Carlos Alberto Reyes Maldonado”, teve sua primeira edição publicada em março de 2001. A capa, editoração e programação, por Acrísio F. S. de Medeiros, sendo responsável a jornalista Elaine Souza Resende, com revisão de Leila Salomão Jacob Bisinoto, atendendo as normativas daquela época.
O Conselho Editorial com composição administrativa da Faculdade de Direito - à época inexistia FACISA – tendo na direção o Prof. Levy Silva Alt, que ao falecer em um grave acidente, em 1999, acabou sendo ocupada pela Profa. Maria Luiza Vila Ramos de Faro; Prof. Décio Galvão como Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas; Prof. Expedito Figueiredo de Souza como Coordenador da Pós-Graduação em Direito; Profa. Marly de Fátima Ferreira como Diretora da Revista Voluntas; Prof. Ubiratan de Paula Ferreira, Coordenador Adjunto da Voluntas.
Com apenas 6 (seis) anos, em 2000 o curso de Direito desafiou a lançar o primeiro volume da Revista Voluntas. Posteriormente, em setembro do mesmo ano, veio à luz o exemplar n. 2 do volume 1. Em junho de 2001 o volume 2, n. 1, da Voluntas fora publicada. Após uma busca criteriosa de todos as edições, infelizmente não foram encontradas. Entretanto, o segundo exemplar de 2000, preservado por alguns docentes, contou com o Editoral, in memorian, escrito pelo Prof. Levy Silva Alt, “Desafios e Perspectivas da Faculdade de Direito da UNEMAT, bem como outros artigos, dentre os quais: “Duplo grau de jurisdição” por Aguimar Martins Peixoto;  “Violência urbana: algumas reflexões” por Cármine Antônio Savino Filho; “Movimento de Direito Alternativo: construção de uma utopia no interior de Mato Grosso” por Armando do Lago Albuquerque Filho e Antonio Armando Ulian do Lago Albuquerque; “Desapropriação agrária como instrumento de desenvolvimento econômico social” por Márcia Palmiro da Silva e Lima e “Direito: teoria crítico-dialética” por Cibelia Maria Lente.
Perdida ao tempo a Voluntas não descura de uma memória institucional da Faculdade de Direito, orientada desde início para a implementação de uma educação jurídica de qualidade e desejosa por produção de pesquisa.