Supervisão de Biblioteca

Início



A Biblioteca do Campus Universitário de Cáceres “Jane Vanini” é, atualmente, considerada uma das maiores bibliotecas do interior do Estado de Mato Grosso, tanto em estrutura física como, principalmente, na quantidade e qualidade dos livros que compõem o seu acervo.

Sua capacidade de atendimento contempla a comunidade acadêmica (graduação, especialização, mestrado e doutorado) da UNEMAT, e ainda, alunos oriundos da rede pública estadual, municipal, privada e comunidade em geral.

Contudo, a utilização do acesso ao acervo é restrito a comunidade externa, a qual poderá utilizá-lo mediante a orientação de funcionários e, as visitas em grupos deverão ser agendadas com antecedência. Enquanto os acadêmicos, funcionários e professores com vínculo ativo terão acesso total ao acervo e ao espaço físico.
O acervo encontra-se todo informatizado e a pesquisa deste pode ser realizada pela internet, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA.
Desse modo, a biblioteca é um recurso indispensável ao processo ensino-aprendizagem e para formação da sociedade. É um espaço de disseminação de conhecimento e leitura que, auxilia na concepção de uma sociedade consciente, oferece suporte ao trabalho do professor, enriquece as aulas, oferece aos usuários acesso a obras indicadas, seja através de volumes existentes ou pela orientação quanto a outras fontes disponíveis na cidade.
Esse espaço deve ser visto como gerador de conhecimento e reflexão sobre a realidade e também como atividade prazerosa para o leitor, propiciando comodidade para os que a frequentam, respeitando e integrando seus interesses, fazendo com que se torne um ambiente agradável, acolhedor e atrativo para que sua presença seja uma constante, auxiliando no desenvolvimento da sua formação, assim como no exercício da cidadania.


Equipe
biblioteca.caceres@unemat.br | (65) 32210-521
DIXON PATRICK GONZAGA DE FREITAS

Agente Universitário

Ramal: (65) 3221-0521

EVA ODILMA SABALA DA SILVA

Auxiliar Universitário

Ramal: (65) 3221-0521

HUGO PEREIRA DE MORAES

Agente Universitário

Ramal: (65) 3221-0521

IVONE ROCHA DOURADO

Agente Universitário

Ramal: (65) 3221-0521

JOEL CONCEICAO DUARTE DE SOUZA

Agente Universitário

Ramal: (65) 3221-0521

JOSAFA GOMES PEREIRA

Agente Universitário

Ramal: (65) 3221-0521

LUZIANE DE FATIMA PANTALEAO DA SILVA

Agente Universitário

Ramal: (65) 3221-0521

REGINA RICARDA DA SILVA DOS SANTOS

Auxiliar Universitário

Ramal: (65) 3221-0521

RONIL CARMO PINHEIRO

Agente Universitário

Ramal: (65) 3221-0521

SHEILA CRISTINA SANTIAGO

Agente Universitário

Ramal: (65) 3221-0521

TEREZA ANTONIA LONGO JOB

Técnico Universitário

Ramal: (65) 3221-0521

TEREZINHA SANTANA DE OLIVEIRA

Auxiliar Universitário

Ramal: (65) 3221-0521

THAÍS DE OLIVEIRA CARDOSO

Estagiária

Ramal: (65) 3221-0521

WANDERLEY BARBOSA

Auxiliar Universitário

Ramal: (65) 3221-0521

Horário de Atendimento

De segunda à sexta, das 07h10min às 22h20min


Observação: A biblioteca funciona em horários diferentes no período de férias acadêmicas, seguindo o Calendário Acadêmico da Instituição e também o calendário de feriados e pontos facultativos do Governo do Estado de Mato Grosso.

Contato

Telefone:    (65) 3221-0521


E-mail:   biblioteca.caceres@unemat.br

Como chegar na Biblioteca

Av. São João, nº 563 - Bairro: Cavalhada
CEP: 78.216-060 - Cáceres-MT


Clique aqui e veja o mapa

História da Biblioteca

A Biblioteca Regional do Campus de Cáceres (BRC) originou-se em 1978, com a criação do IESC – Instituto de Ensino Superior de Cáceres, pessoa jurídica de direito privado, através de doação de livros pela comunidade, de gincanas realizadas para arrecadar obras e mediante um convênio junto à prefeitura municipal de Cáceres. Foram disponibilizados 300 (trezentos) exemplares, os quais davam suporte para as atividades acadêmicas na época.

No que tange a regulamentação, a biblioteca é gerida pela Resolução Consuni 045/2016 que aprova o Regulamento das Bibliotecas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). De acordo com esta resolução, as bibliotecas regionais estão administrativamente subordinadas à Coordenação Regional do seu respectivo Campus, na qual emanam as diretrizes para a execução dos serviços e atividades.

A biblioteca regional tem dessa forma, a missão de organizar e disponibilizar o acervo bibliográfico, dividido em diversos suportes de informação para estudo, pesquisa e extensão, atendendo os cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e professores da instituição e também toda a comunidade externa composta pela rede estadual e municipal de educação, apenas para consulta ao acervo.

No dia 16 de agosto de 2007 é inaugurada a nova estrutura de uma das maiores bibliotecas do interior de Mato Grosso, a qual funcionava em um espaço logisticamente desfavorável a atividade acadêmica. A nova estrutura física de aproximadamente 2.100 metros quadrados, instalada no Campus Universitário de Cáceres “Jane Vanini”, possui um espaço projetado com dois andares: no térreo funcionam os setores de periódicos, obras raras, no início tiveram 11 salas de estudo para grupos e laboratórios, hoje as salas de estudos individuais foram desmontadas ficando o seu espaço acoplado ao salão de estudo. A rampa de acesso leva ao pavilhão superior, no qual está localizado o acervo principal, referências e dicionários, além de um amplo salão para estudo.

Com o novo prédio da Biblioteca, o índice de usuários aumentou consideravelmente, face à sua localização no Campus Universitário de Cáceres “Jane Vanini”, o qual possui 13 (treze) cursos regulares com entrada semestral de 40 (quarenta) acadêmicos por curso, exceto do curso de Medicina que são 30 (trinta) discentes, atendendo a média diária estimada de 1000 (mil) usuários, distribuídos entre acadêmicos, servidores técnicos, docentes, alunos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e a comunidade externa.

Estrutura Física

Piso Inferior

  • Controle de entrada e saída;
  • Guarda-volumes;
  • Salão de estudos;
  • Setor de Periódicos e Revistas;
  • Acervo de Obras raras;
  • Setor de Processo Técnico II e Restauração de livros;
  • Balcão de Atendimento II;
  • Sanitários masculino e feminino;
  • Sala de Aula/Laboratório de Letras – espaço cedido temporariamente;
  • Laboratório de Informática I – espaço cedido temporariamente;
  • Laboratório de Informática II – espaço cedido temporariamente;
  • Laboratório de Informática III – espaço cedido temporariamente;
  • NPJ – Núcleo de Prática Jurídica – espaço cedido temporariamente.

Piso Superior

  • Salão de estudos e leitura (individual ou no máximo 2 usuários por mesa);


  • Acervo principal dos livros;


  • Monografias, teses e dissertações (somente em formato digital “pdf“);
  • Acervo de Referências;
  • Acervo de Multimeios – CD/DVD;
  • Acervo de Materiais Diversos;
  • Balcão de atendimento I;
  • Setor de Processo Técnico I;
  • Supervisão da Biblioteca;
  • Terminais exclusivos para pesquisa ao acervo;
  • Terminal para pesquisa livre com acesso a internet;
  • Sanitários masculino e feminino;
  • Maquete da Cidade Universitária do Campus de Cáceres Jane Vanini.

Setores da Biblioteca

Controle de entrada e saída

Controle de entrada

Para ingressar na biblioteca, quaisquer materiais, como: bolsas, pastas fechadas, fichário, bebidas, alimentos, mochilas, sacolas e similares, devem ser deixados no guarda-volumes, localizado na entrada do piso inferior. O usuário poderá utilizar armários com chaves para guarda preferencial de bolsas ou mochilas com itens de valor. Para utilizar o serviço de guarda-volume é, obrigatório a permanência do usuário na biblioteca, ou seja, não é permitido utilizá-lo para outros fins e a retirada dos itens deve ocorrer no momento em que o usuário deixar suas dependências.

Controle de saída

O usuário é responsável pela chave do guarda-volumes, sendo obrigatória sua devolução para retirada dos itens. Caso ocorra a perda ou quebra da chave gera ao responsável pelo empréstimo do guarda-volumes a obrigação de sua reposição. Não é permitido ao usuário deixar seus pertences no guarda-volumes e retirar-se da biblioteca, mesmo que momentâneo.
No controle de saída (check-point), o usuário que estiver em posse de exemplares da biblioteca deverá comprovar o empréstimo destes, mediante apresentação da obra para confirmação no sistema.

Balcão de atendimento

O balcão de atendimento é responsável pela maior parte dos serviços prestados pela biblioteca. No geral é atendimento ao usuário para empréstimos, devoluções, renovações, reservas e emissão de “Nada Consta”, (os demais comprovantes como os de empréstimos, devoluções, reservas e outros o SIGAA envia automaticamente para o e-mail do usuário) além de orientações de como funciona a biblioteca e informações gerais sobre o acervo bibliográfico. Possui terminais exclusivos para atendimento via sistema, terminais exclusivos para consultas de obras do acervo, leitores de código de barra para identificação das obras, impressoras fiscais térmicas.

Técnicos e suas atribuições

Nesse setor existe um revezamento de técnicos de acordo com o horário e a demanda, a fim de manter a qualidade e integralidade do serviço.

Processo Técnico

As atividades administrativas são concentradas nesse setor, no qual todas as obras são recebidas e classificadas. Após classificação, as obras são tombadas, indexadas, carimbadas, etiquetadas, catalogadas e enfim disponibilizadas no acervo. Além do processamento técnico das obras, são realizadas as seguintes atividades: inserção de monografias na base de dados virtual da instituição, preparo de mídias digitais, produção de fichas catalográficas, produção de relatórios e atos administrativos.


O sistema de classificação adotado é o CDU – Classificação Decimal Universal e a tabela “Cutter” para compor o número de chamada, de acordo com as regras do AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules). O software adotado para gerenciamento do acervo é o SIGAA.

Periódicos

Neste setor, localizado no piso inferior, os periódicos são classificados, tombados, indexados, carimbados, etiquetados, catalogados e disponibilizados no acervo de periódicos (revistas) e no sistema SIGAA na forma digital (link do artigo/documento).

 Restauração

A restauração, é feita após um diagnóstico técnico. Essa tarefa é feita por um(a) servidor(a) treinado(a) e requer técnicas específicas. Para recuperar uma obra danificada, materiais especiais são utilizados nos locais danificados e, em alguns casos até borracha é utilizada para apagar borrões e riscos nas páginas. O diferencial no restauro é o tipo de material e a técnica utilizada.

Objetivos

Objetivos e finalidades

A Biblioteca Regional do Campus Universitário de Cáceres têm como objetivos e finalidades:
  • Proporcionar serviços de informação, garantindo sua oferta ao usuário de maneira eficiente, uniforme e oportuna;
  • Organizar e planejar serviços de informação de acordo com as necessidades do usuário e da instituição;
  • Orientar o usuário no uso efetivo dos serviços da biblioteca, mediante auxílio no manuseio do material bibliográfico e equipamentos disponíveis;
  • Constituir acervo representativo dos diversos conteúdos do conhecimento humano de acordo com planos, programas, ementas e projetos dos cursos oferecidos pelo Campus onde se localiza;
  • Realizar o empréstimo de material bibliográfico para seus usuários;
  • Colocar à disposição dos usuários o seu acervo bibliográfico, procurando meios modernos e eficazes para proporcionar, com precisão e rapidez, a recuperação da informação quando solicitada pelo usuário;
  • Facilitar aos membros da comunidade acadêmica, o acesso à informação científica, técnica e profissional que requerem para fins universitários;
  • Disponibilizar serviços de informação, que apoiem as atividades de ensino, pesquisa e extensão de docentes, discentes e pesquisadores da universidade.
Campanhas

Campanha de Conservação do Acervo

As bibliotecas periodicamente despendem grandes quantias para restaurar livros, repor obras desaparecidas, extraviadas, furtadas ou descartar obras sem condições de uso. As depredações mais comuns encontradas nas obras são: folhas e lombadas soltas, capas rasgadas, sujas, páginas rasgadas, páginas ou capítulos inteiros extraídos, textos grifados com lápis, caneta e marca-texto.


A educação dos usuários é a única forma para conservar os materiais da biblioteca. Alguns materiais, tais como, fitas, vídeos, fotografias, CDs e DVDs, necessitam de cuidados de armazenagem e manuseio ainda maiores para garantir a sua conservação. A depredação das obras da biblioteca prejudica a formação acadêmica, uma vez que a aquisição/reposição são feitas de forma muita lenta.


Com objetivo de orientar e educar seus usuários, a Biblioteca Regional de Cáceres, criou a Campanha de Conservação do Acervo. A resolução 045/2016 – CONSUNI estabelece penalidades aos usuários que depredarem o patrimônio, livros e espaço físico da biblioteca, contudo esta campanha tem um foco mais divertido e descontraído de estimular seus usuários à boa prática de conservação de obras e ao exercício da cidadania.


As primeiras regrinhas a ser seguidas para um bom conservador são:


Não coloque objetos sobre livros abertos, pois danificam a encadernação;
Não coloquem obras dentro de outras obras, pois isso fará que as folhas e capas se soltem;
Não subtraia a obra no todo ou em parte (páginas);
Ajude a cuidar dos materiais da biblioteca, pois são patrimônio público;
Comunique à biblioteca caso observe alguém danificando ou furtando o acervo;
Evite o uso de marcadores de páginas metálicos, pontiagudos, clips e outros, que oxidam com o tempo;
Não dobre as folhas, use marcador de papel;
O livro não foi feito para servir de apoio, a única função do livro é disseminar conhecimento;
Manuseie os volumes com as mãos limpas. Isso mesmo! Higiene e educação caminham juntas;
Não passe saliva ou outro material líquido como auxiliar dos dedos para virar as páginas;
Evite acidentes, mantenha lanches, comida, café, água ou sucos longe dos livros;
Proteja o livro da chuva, acondicione-os em sacolas plásticas para protegê-las dos pingos;
As obras são da biblioteca, e não lhe pertence, não escreva nelas sob hipótese alguma;
Mantenha as obras emprestadas longe de crianças pequenas;
Não deixe os livros em expostos ao sol, pois os raios e o calor descolorem os pigmentos e oxidam o papel;
O excesso de umidade pode acarretar na colagem das folhas das obras, por isso mantenha-as em local arejado;
Rasgou? Nunca use remendo com fitas adesivas ou cola. Entregue ao setor de restauro da biblioteca;
Não fume perto das obras e nunca deixe-as próximas de locais quentes que produzem fogo;
Mais uma dica: o livro da biblioteca não é seu! Lembre-se disso…


Os cientistas identificaram “novas” espécies de vírus frequentadores da Biblioteca Regional de Cáceres. Os vírus são encontrados nos diversos ambientes da biblioteca e também em residências e salas de aula. O único antivírus disponível para combater tais pragas é o bom hábito e a educação. Veja as espécies catalogadas:.




Espécie: Desorganizallus livrum
Descrição: Quando acomete uma vítima, o usuário hospedeiro passa a ter um desejo irresistível de tirar dezenas de livros e revistas das estantes, deixando-os desorganizados no acervo, geralmente lê apenas os índices e vai embora. Pode ser localizado facilmente nos corredores dos acervos e nas estantes de revistas.




Espécie: Surrupilis livrum papaprovum
Descrição: Nesse tipo de vírus, o usuário contaminado é vítima de um egoísmo fora do normal. Seu lema é: “Este livro é meu, só meu”. Seu egoísmo é tão grande que ele passa a levar consigo diversos livros sem registrar os empréstimos e depois de algum tempo deixa-os esquecidos nos cantos. Costuma aparecer nos corredores da biblioteca em períodos de prova e geralmente não aparece fora desse período.




Espécie: Reclamarium num aceitum mutum
Descrição: o usuário contaminado por este vírus sente-se profundamente irado e raivoso, para desespero dos atendentes, como se uma penalidade sofrida fosse a coisa mais injusta do mundo. É encontrado nos arredores do balcão de atendimento.




Espécie: Pretatoriuns Caniballis Livrum
Descrição: quando atacado por este vírus, o usuário sente uma vontade louca de destruir, rasgar, riscar e pintar livros. Pode ser localizado dentro e fora do recinto da biblioteca.




Espécies: Esprimentariuns livrum
Descrição: o usuário contaminado fica com uma vontade irresistível de provar o gosto dos livros. O infectado molha os dedos com saliva, com o objetivo de mudar as páginas do livro. Facilmente encontrado nas salas de estudo e próximo às estantes.



 

Espécie: Caradipallus Conectarium celullaris
Descrição: as vítimas atacadas são acometidas por uma teimosia irredutível, insistindo em falar ao celular em ambiente de leitura e silêncio. Localizado nos corredores, nas salas de estudo, nos acervos, nos banheiros e em todo lugar onde haja alguém por perto.




Espécie: Extratatilions Capitulum Livrum
Descrição: é um dos vírus mais perigosos, o usuário contaminado têm suas mãos afetadas e ficam ansiosos e acabam não resistindo ao desejo de arrancar, extrair, cortar e surrupiar capítulos inteiros dos livros, algumas variedades gostam de surrupiar também periódicos e revistas. São especialistas e dificilmente são pegos no controle de contaminação. Encontrado nas salas de estudo e fora do ambiente da biblioteca.




Perguntas frequentes

Quem pode utilizar a biblioteca?

A consulta e acesso ao acervo para estudos no interior da Biblioteca é permitido ao público em geral, contudo o empréstimo é restrito aos discentes de graduação ou pós-graduação, regularmente matriculados e vinculados ao Campus de Cáceres e ainda aos professores e técnicos efetivos e contratados da UNEMAT Campus de Cáceres.


Sou ex-acadêmico(a). Posso emprestar/retirar materiais da biblioteca?

Não. O empréstimo é um serviço exclusivo para discentes, professores e técnicos, porém a pesquisa e a leitura local é aberta a todos.


Como fazer o cadastro para discentes das Pós-graduações, técnicos e docentes efetivos e contratados?

O cadastro dos discentes das Pós-graduações, técnicos e docentes efetivos e contratados é feito diretamente pelas secretarias de apoio acadêmico e dos programas.


Qual a minha senha para fazer empréstimo e acessar o módulo da Biblioteca?

É a mesma senha utilizada no SIGAA para os demais módulos.


Como proceder em caso de extravio, perda, roubo, rasuras, anotações ou outros danos constatados ao material emprestado sob a minha responsabilidade?

O usuário deverá comunicar imediatamente à Biblioteca Regional a ocorrência do fato.
Mesmo apresentando boletim de ocorrência, o usuário fica obrigado a ressarcir a universidade mediante a reposição de material idêntico e em perfeito estado de conservação ou de outro material de mesmo valor e conteúdo; no caso de obra esgotada, será indicada pela Biblioteca depositária.
Até o ressarcimento do material e o cumprimento das penalidades cabíveis, o usuário fica bloqueado no Sistema de Bibliotecas da UNEMAT, impossibilitado de efetuar empréstimo, renovação e reserva de material bibliográfico.
A reposição do material deverá ocorrer em até 30 (trinta) dias para obra nacional e 60 (sessenta) dias para obra estrangeira.

O que é SciELO?

SciELO – Scientific Electronic Library Online é um portal de revistas brasileiras que organiza e publica textos completos de revistas na Internet. Produz e divulga indicadores do uso e impacto desses periódicos.


O que são periódicos científicos?

Periódicos são publicações editadas em fascículos, com encadeamento numérico e cronológico, em intervalos regulares ou irregulares, por um tempo indeterminado, trazendo a colaboração de vários autores, sob a direção de uma ou mais pessoas, mas geralmente de uma entidade responsável, tratando de assuntos diversos, porém dentro de uma temática relativamente definida. (SOUZA, D. H. F. Publicações periódicas:processos técnicos, circulação e disseminação seletiva da informação. Belém:UFPA, 1992).


O que é referência?

De acordo com a ABNT (NBR 6023, 2002), referência é o “conjunto de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual”, ou seja, é um conjunto de elementos que identificam um determinado documento, não importando o formato em que se apresenta.
Ficha Catalográfica

Orientações para solicitação da Ficha Catalográfica pelo SIGAA

A ficha catalográfica traz as informações fundamentais do documento, tais como: autor, título, subtítulo, local, editora, ano de publicação, número de folhas, assunto (palavras chave).

Deve ser impressa no verso da folha de rosto, abaixo da metade inferior da página, contida num retângulo de aproximadamente 12,5 x 7,5 cm. É fundamental que as margens e espaços sejam mantidos.
Segue abaixo link com orientações para solicitação da Ficha Catalográfica via SIGAA - Módulo Biblioteca.
https://www.linkedin.com/posts/biblioteca-c%C3%A1ceres-63b27190_o-prazo-de-envio-da-ficha-catalogr%C3%A1fica-%C3%A9-activity-7194785972113309697-gPxt?utm_source=share&utm_medium=member_android

SIGAA - Módulo Biblioteca

Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas


O SIGAA visa contribuir para o gerenciamento eletrônico de nossas atividades; facilitar a busca do conhecimento por parte do usuário; diminuir o tempo entre a chegada do item na biblioteca (aquisição ou doação) e sua disponibilidade no acervo. Além da facilidade na obtenção de dados bibliográficos e outras informações para gerar relatórios.
O acadêmico pode realizar consultas, reservas e renovações on-line de obras cadastradas no acervo, através de terminal exclusivo para esse fim disponibilizado na biblioteca ou de seu próprio equipamento via internet.

Empréstimos e prazos

Para empréstimo de obras, no balcão de atendimento, o usuário digitará o CPF e a senha do SIGAA. É estritamente proibido o empréstimo de 02 (dois) exemplares do mesmo título, autor, volume e edição para o mesmo usuário.

As requisições de obras para consulta, empréstimo, renovação e reservas poderão ser feitas até 20 (vinte) minutos antes do encerramento do expediente na biblioteca.


Empréstimo e prazos por usuário

A quantidade máxima de itens cumulativamente para empréstimo e o prazo para devolução é definido pelo tipo de usuário:
  • Discentes (graduação) poderão efetuar o empréstimo de até 6 (seis) itens cumulativamente por um prazo de até 7 (sete) dias corridos.
  • Docentes e Discentes (Latus / Strictus) e Profissionais Técnicos do Ensino Superior poderão efetuar o empréstimo de até 7 (sete) itens cumulativamente por um prazo de até 14 (catorze) dias corridos.

Para os usuários com e-mail cadastrado, o Sistema SIGAA envia automaticamente um aviso antecipado de vencimento do prazo de empréstimo. No entanto, o não recebimento desse aviso, por qualquer motivo que seja, não isenta o usuário da penalidade prevista na Resolução nº 045/2016 – CONSUNI. Portanto, esteja atento aos prazos de vencimento das obras emprestadas.


Vedação de materiais para empréstimo

É vedado o empréstimo dos seguintes materiais:


I. Obras de referências;
II. Obras raras;
III. Periódicos que possuam exemplar único;
IV. Recortes;
V. Folhetos;
VI. Jornais que possuam exemplar único;
VII. Livros e exemplares com tarja vermelha.
Renovação

A renovação de empréstimo é a concessão de novo prazo para os materiais já emprestados ao usuário e deverá ser feita no balcão de atendimento ou através da página de sistema online da Biblioteca.

É vedado a renovação no balcão por pessoa que não seja o próprio titular do empréstimo e sem o material emprestado.

A renovação não será permitida nos casos em que houver uma solicitação de reserva registrada no sistema da Biblioteca do item a ser renovado ou a existência de pendência junto à biblioteca por parte do usuário.

A renovação via internet será limitada, ao máximo, de 03 (três) vezes consecutivas desde que não haja nenhuma reserva desse material. A partir da 4ª renovação será necessário se deslocar a Biblioteca e mediante apresentação do(s) item(ens) bibliográfico(s) solicitar a sua renovação.

As renovações consecutivas do mesmo material só serão concedidas caso não exista nenhum impedimento por motivo de infração prevista no art. 32 da Resolução nº 045/2016 – CONSUNI, as quais são:

  • O atraso na entrega do material emprestado;
  • O dano ou extravio de materiais;
  • O furto de qualquer material do interior da biblioteca;
  • Perturbação da ordem no ambiente da biblioteca.
Reserva

A reserva de obras deverá ser realizada por meio do sistema SIGAA, no menu Reservas de Materiais Bibliográficos - Solicitar Nova Reserva. Somente é permitida ao usuário a efetivação de reserva de material bibliográfico quando não houver exemplares disponíveis para empréstimo, estando condicionado o empréstimo à devolução do material pelo usuário anterior.

Não é possível reservar uma obra quando esta se encontra emprestada ao próprio solicitante da reserva e para o usuário solicitante que esteja com pendência junto a Biblioteca

A reserva de material é nominal e, havendo mais de um interessado, o sistema organizará a lista de reserva. A efetivação da reserva de material impede qualquer tipo de empréstimo do material reservado, pelo período de 24 (vinte quatro) horas, prazo em que o solicitante terá para efetivar o empréstimo. Após o prazo de 24 (vinte e quatro) horas, caso o solicitante não tenha realizado o empréstimo, o material reservado voltará a ficar disponível para o solicitante de reserva subsequente, caso haja mais de um interessado ou para os usuários em geral.
Quando a obra reservada for devolvida pelo usuário anterior o sistema enviará automaticamente um comunicado via e-mail ao solicitante da reserva informando que o material está disponível para empréstimo.
Nada Consta / Quitação de Débito

A Certidão Negativa de Débitos/Declaração de Quitação “Nada Consta” é o documento que comprova a regularidade nas bibliotecas e pode ser emitida on-line pelo próprio usuário no módulo Biblioteca no sistema SIGAA. Excepcionalmente poderá ser requerida através do e-mail biblioteca.caceres@unemat.br, devendo o solicitante utilizar o seu e-mail institucional. No corpo do e-mail (da solicitação) o usuário deve informar: nome completo, CPF, curso (graduação ou pós-graduação) e o respectivo Campus Universitário.

Para o usuário de pós-graduação, o mesmo deverá encaminhar em anexo o trabalho científico em arquivo pdf (tese ou dissertação) junto com a Ata de defesa (assinado pela banca ou no mínimo pela coordenação).

Enquanto que os Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC, serão encaminhados pela Coordenação de Curso.

Não será emitida a certidão de Nada Consta quando tiver sido aplicada qualquer das penalidades disciplinares. A liberação de empréstimo quando for o caso e ou emissão da certidão de Nada Consta ocorrerá logo após o cumprimento das penalidades.
Visitas orientadas

A Biblioteca Regional do Campus de Cáceres oferece a comunidade acadêmica, os serviços de orientação e visita orientada quanto ao uso do espaço da biblioteca, consulta a base de dados, utilização de bibliotecas virtuais, pesquisa bibliográfica no sistema, entre outros.

As orientações têm por objetivo auxiliar e divulgar os serviços oferecidos pela biblioteca, as formas de utilização do acervo e os suportes de informações disponíveis.

Para isto, a Coordenação de curso ou professor interessado, deve solicitar um agendamento individual ou coletivo, descrevendo qual tipo de orientação que deseja receber. O grupo a ser orientado não deverá ultrapassar o limite de 20 (vinte) pessoas.

Os agendamentos deverão ser realizados via ofício ou requerimento por e-mail, cujo atendimento dependerá da disponibilidade da equipe técnica, ordem de solicitação e regras de utilização. A solicitação deve ser encaminhada com até 5 (cinco) dias de antecedência. O tempo médio de cada visita dependerá dos assuntos relacionados.

Sugerir Aquisição

Para composição e atualização do acervo, é necessário que as Coordenações de curso e os Programas de pós-graduação adquiram obras periodicamente e as encaminhe para o setor de Patrimônio que posteriormente as encaminhará para o setor de Processo Técnico da Biblioteca.

A sugestão de obras a serem adquiridas é de competência dos respectivos cursos.

Docentes ativos e efetivos da universidade podem efetuar pedidos de material informacional diretamente a Coordenação do curso a qual está lotado. Podem ser solicitados diversos tipos de materiais, tais como, livros, periódicos, revistas, vídeos, filmes, CDs e DVDs.

Recomenda-se que os projetos pedagógicos dos cursos tenham suas bibliografias atualizadas e, que novos títulos e novas edições sejam sugeridos, visando o crescimento pleno, qualitativo e quantitativo do acervo, de acordo com as exigências do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso – CEE e o Ministério de Educação e Cultura – MEC.


Segue abaixo o contato das Coordenações dos cursos e da Supervisão de Patrimônio:


Bacharelado em Agronomia

  • fone: (65) 3221-2847
  • email: agronomiacac@unemat.br

Licenciatura em Ciências Biológicas

  • fone: (65) 3221-0531
  • email: biologia@unemat.br

Bacharelado em Ciências Contábeis
  • fone: (65) 3221-0511
  • email: contabeis.caceres@unemat.br

Licenciatura em Computação
  • fone: (65) 3221-0508
  • email: computacao.cac@unemat.br

Bacharelado em Direito
  • fone: (65) 3221-0506
  • email: dcjur@unemat.br
Licenciatura em Educação Física
  • fone: (65) 3221-2844
  • email: educacaofisica@unemat.br
Bacharelado em Enfermagem
  • fone: (65) 3221-0504
  • email: enfermagem-cac@unemat.br
Licenciatura em Geografia
  • fone: (65) 3221-0515
  • email: geografia@caceres.unemat.br
Licenciatura em História
  • fone: (65) 3221-0514
  • email: historia@unemat.br
Licenciatura em Letras
  • fone: (65) 3221-0512
  • email: letras.caceres@unemat.br
Licenciatura em Matemática
  • fone: (65) 3221-0510
  • email: matematicacac@unemat.br
Bacharelado em Medicina
  • fone: (65) 3221-2805
  • email: medicina@unemat.br
Licenciatura em Pedagogia
  • fone: (65) 3221-0505
  • email: pedagogia@caceres.unemat.br
Supervisão de Patrimônio
  • fone: (65) 3221-0530
  • email: patrimonio.cac@unemat.br
Doações

Conforme dispõe o art. 44 da Resolução nº 045/2016 - CONSUNI e seus incisos:

Art. 44 O desenvolvimento do acervo da Biblioteca Universitária da UNEMAT é dinâmico e deve considerar as necessidades da comunidade universitária. A doação é uma das formas de aquisição de itens bibliográficos nas bibliotecas.


I. As doações devem consistir necessariamente de obras de cunho técnico científico, destinadas a apoiar atividades de pesquisa ou ensino superior, apresentar relação com as bibliografias adotadas pelos cursos da UNEMAT e respeitar questões relacionadas a direitos autorais. Além disso, a biblioteca irá analisar sua adequação, sua utilidade dentro da coleção, o espaço disponível na biblioteca e também o custo de seu processamento e manutenção do acervo;

II. As bibliotecas da UNEMAT podem aceitar doações realizadas tanto por instituições como por particulares sempre que forem pertinentes depois de uma seleção dos documentos: assim as bibliotecas se reservam o direito de aceitar ou rejeitar as doações;

III. No caso de aceite da doação por uma biblioteca do sistema de bibliotecas da UNEMAT a pessoa ou a instituição que fez a doação deverá firmar termo de doação de acervo, de acordo com as regras de patrimoniamento de bens.

Antes de encaminhar o material/obra para a biblioteca o interessado deverá entrar em contato com a Supervisão de Biblioteca ou a Supervisão de Patrimônio para lhe prestar as devidas orientações de como fazer o Termo de Doação e demais orientações pertinentes a doação.


Supervisão de Patrimônio
  • fone: (65) 3221-0530
  • email: patrimonio.cac@unemat.br
Supervisão de Biblioteca
  • email: biblioteca.caceres@unemat.br
Regimento das Bibliotecas

O Regimento das Bibliotecas da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, contendo normas que regem e orientam as rotinas dos serviços biblioteconômicos pelas Bibliotecas Regionais da UNEMAT se dá pela Resolução 045/2016 - CONSUNI.

Acesse aqui a Resolução 045/2016 - CONSUNI

Normativa Guarda-volume

Portaria nº 006/2019 CR-CAC que regulamenta o uso do guarda-volumes da Biblioteca do Campus Universitário de Cáceres “Jane Vanini”, visto que, o Regimento das Bibliotecas da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, passou por reformulação, e, a atual resolução aprovada pelo CONSUNI é a RESOLUÇÃO Nº 045/2016 - CONSUNI, que contém normas que regem e orientam as rotinas das Bibliotecas na sua forma de acesso ao espaço físico visando agilizar a guarda de volumes conforme:


“…Art. 49 As bibliotecas que possuírem guarda-volumes deverão regulamentar sua utilização internamente por meio de Instrução Normativa….”


Clique aqui para acessar a Normativa do guarda-volume

Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca

Minha biblioteca

A plataforma Minha Biblioteca conta com cerca de 8.000 títulos em diversas áreas de conhecimento, e suas ferramentas de auxílio, como marcação de texto, citações automáticas, criação de notas e compartilhamento destas com outros usuários, permitem que os usuários tenham total liberdade no manuseio dos livros virtuais. A impressão também é permitida, desde que atenda à legislação de direitos autorais que prevê, por exemplo, a cópia de partes da obra.



Como acessar: A partir de 03/06/2019, o acesso à Biblioteca Virtual da UNEMAT é feito pelo Sistema Integrado de Gerenciamento da Universidade (SIG). Basta acessar https://ecosistema.unemat.br/login e a plataforma “Minha Biblioteca” já estará disponível.


Para ter acesso à plataforma basta que alunos, professores e técnicos da UNEMAT utilizem o e-mail institucional como login e a senha é a mesma utilizada no e-mail institucional.


Target GEDWeb (novo)

A UNEMAT firmou uma parceria com o sistema Target Gedweb. Ele é um sistema totalmente online que veio para facilitar a vida dos estudantes e professores que estão se dedicando a pesquisa e experimentação nas mais diversas áreas de conhecimento. Dentro do site você irá encontrar um grande acervo de normas e informações técnicas como por exemplo, INMETRO / RVA, as normas ISO 9001:2015, EN ISO 9001:2015, BS EN ISO 9001:2015 e ABNT NBR ISO 9001:2015. Pelo fato de atender plenamente aos requisitos do SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade, o GEDWeb é a solução adotada pela Target e pelas maiores empresas do Brasil para implantação do SGQ e gestão de riscos regulamentares.
Pelo GEDWeb é possível realizar busca nos dados catalográficos completos das normas ABNT NBR/NM e das normas internacionais e estrangeiras: título em português, título em inglês, objetivo da norma, histórico de fases (ciclo de vida da norma), palavras-chave, normas baseadas, complementares e complementadas, número de páginas, ICS, projeto de origem, comitê/entidade publicadora, etc.;
Clique aqui para acessar a GEDWeb




Repositório Monografias, Dissertações e Teses

A Biblioteca do Campus de Cáceres possui um acervo digital de monografias de cursos de graduação e de especializações, teses e dissertações, que estão em arquivo “pdf disponibilizado no Google Drive, juntamente com uma Ficha em arquivo “txt”, na qual consta várias informações do trabalho científico, como: nome do curso, título, autor, orientador, coorientador, ano de defesa do trabalho, cidade e instituição que ofereceu o curso, resumo em português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e palavras-chave.


Dúvidas ou sugestões, envie-nos um e-mail : repositório.cac@unemat.br


No link abaixo você pode conferir os trabalhos que estão na base de dados no Google Drive.


Clique aqui e acesse o link

Editora UNEMAT

Saiba como publicar e acesse os e-books disponíveis.


Acesse aqui


SciELO Livros

O Projeto SciELO Livros indexa e publica livros em acesso aberto e comerciais, indicados pelas editoras participantes.


Os eBooks SciELO Livros em acesso aberto serão operados sob a licença Creative Commons – Atribuição – Uso Não Comercial – Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC-SA 3.0) e não possuem DRM – Digital Rights Management, ou Gerenciamento de Direitos Autorais.


Os eBooks, nome derivado da abreviação de livro eletrônico no idioma inglês (eletronic books), são versões digitais de livros, quase sempre disponíveis online na Web, que podem ser lidos em equipamentos eletrônicos tais como computadores, tablets, leitores de eBooks (e-readers), celulares. São arquivos com conteúdo codificado, estruturado, armazenado e transferido em formato digital e seus formatos mais comuns PDF e o EPUB. (Fonte: http://books.scielo.org/faq/)


Clique no link para acessar a página da Scielo Livros

Revistas Semanais

A biblioteca disponibiliza o link onde se encontram as caixas do arquivo das revistas semanais (antigas).


Aqui você encontra o link com todas as caixas das revistas semanais por número.


Clique aqui para acessar o link completo

Periódico CAPES

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 26 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, nove bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal de Periódicos foi criado tendo em vista o deficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

O Portal de Periódicos atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental e propicia o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior. É, portanto, uma ferramenta fundamental às atribuições da Capes de fomento, avaliação e regulação dos cursos de Pós-Graduação e desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil.


Missão e Objetivos


O Portal de Periódicos tem como missão promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível.

As ações promovidas pela Capes por meio do Portal de Periódicos visam atender os seguintes objetivos:

A promoção do acesso irrestrito do conteúdo do Portal de Periódicos pelos usuários e o compartilhamento das pesquisas brasileiras em nível internacional;

A capacitação do público usuário – professores, pesquisadores, alunos e funcionários – na utilização do acervo para suas atividades de ensino, pesquisa e extensão;

O desenvolvimento e a diversificação do conteúdo do Portal pela aquisição de novos títulos, bases de dados e outros tipos de documentos, tendo em vista os interesses da comunidade acadêmica brasileira;

A ampliação do número de instituições usuárias do Portal de Periódicos, segundo os critérios de excelência acadêmica e de pesquisa definidos pela Capes e pelo Ministério da Educação.
Instituições participantes

Possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes. O Portal é acessado por meio de terminais ligados a Internet e localizados nessas instituições ou por elas autorizados.

A definição dos critérios de escolha dos participantes está em consonância com os objetivos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Portal de Periódicos de democratizar o acesso à informação científica, fortalecer os programas de pós-graduação no país e incentivar os investimentos em excelência acadêmica nas instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

Podem acessar o Portal de Periódicos as instituições que se enquadram em um dos seguintes critérios:

Instituições federais de ensino superior;

Instituições de pesquisa que possuam pós-graduação avaliada pela Capes com pelo menos um programa que tenha obtido nota 4 ou superior;

Instituições públicas de ensino superior estaduais e municipais que possuam pós-graduação avaliada pela Capes com pelo menos um programa que tenha obtido nota 4 ou superior;

Instituições privadas de ensino superior com pelo menos um doutorado avaliado pela Capes que tenha obtido nota 5 cinco ou superior;

Instituições com programas de pós-graduação recomendados pela Capes e que atendam aos critérios de excelência definidos pelo Ministério da Educação. Esses usuários acessam parcialmente o conteúdo assinado pelo Portal de Periódicos;

Usuários Colaboradores, ou seja, instituições que pagam pelo acesso a determinadas bases do Portal de Periódicos.

Usuários de outras instituições

Os professores, pesquisadores, alunos e funcionários de instituições não-participantes que desejarem acessar o Portal de Periódicos devem procurar a biblioteca da instituição participante mais próxima. O atendimento será realizado dentro das condições estabelecidas pelos contratos firmados entre a Capes e os editores.

Os demais usuários interessados em acessar gratuitamente conteúdo científico de alta qualidade têm à disposição a página dos Periódicos de Acesso Livre. A página inclui bases de dados nacionais e internacionais gratuitas selecionadas pela equipe do Portal, referências de teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação de todo o Brasil e periódicos brasileiros com uma boa avaliação no programa Qualis – CAPES.

Para maiores informações, acesse o Portal de Periódicos Capes

Livraria do Senado Federal
Revista de Ciências Agro-Ambientais UNEMAT
Revistas Científicas Eletrônicas - Agronomia
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento - Embrapa
Ciência Animal Brasileira UFG
Ciência Rural UFSM
Ciência e Agrotecnologia UFL
Pesquisa Agropecuária Brasileira - Embrapa
Revista Brasileira de Ciência Avícola FACTA
Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal UFBA
Revista Brasileira de Zootecnia SBZ
Revista de Ciências Agroveterinárias UDESC
Revista Brasileira de Ciência do Solo SBCS
Revista Geociências UNG-SER
Ciências Agrárias UEPB-SiS INOVATEC
Ciências Biológicas UEPB-SiS INOVATEC
Revista Brasileira de Biologia - Instituto Internacional de Ecologia
Revista de Biologia Tropical - Universidad de Costa Rica, Escuela de Biología
Revista de Ensino de Bioquimica SBBq
Revista de Saúde e Biologia - SaBios
Revista de Saúde Pública - Faculdade de Saúde Pública da USP
Revista Militar de Ciência e Tecnologia
Faculdade de Educação UNEMAT
Caderno Fênix Ciência UNEMAT
Caderno Fênix Ciência do Estudante UNEMAT
Educação e Pesquisa - Faculdade de Educação da USP
Portal de Periódicos - PUCRS
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade
Avaliação e Políticas Públicas em Educação CESGRANRIO
Revista Estudos ABMES
Kriterion - Revista de Filosofia UFMG
Psicologia da Educação PUC-SP
Psicologia Escolar e Educacional ABRAPEE
Revista Brasileira de Educação RBE ANPEd
Revista Educação e Realidade UFRGS
Revista Brasileira de Educação Especial ABPEE
Veritas - Revista de Filosofia PUCRS
Série-Estudos - Pós-graduação em Educação da UCDB
Revista Ecos UNEMAT
Revista Alere UNEMAT
Revista Ave Palavra UNEMAT
Revista Fronteira Digital UNEMAT
DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada PUC-SP
Espéculo - Revista de Estudios Literários UCM-ES
Revista de Literatura Espanola Medieval y del Renaciemiento UV-ES
Linguagem e Ensino UCPEL
Linguagem em (Dis)curso UNISUL
Nau Literária UFRGS
Revista de Letras UFPR
Sínteses IEL-UNICAMP
Revista Linguagens, Educação e Sociedade UFPI
Sociedade Brasileira de Computação SBC
IEEE Xplore Digital Library - Computação e Matemática
ACM Digital Library
Dicionário de Computação
Informática Pública PRODABEL
Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação FEA/USP
Revista de Informática Teórica e Aplicada UFRGS
Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e Gestão Tecnológica UNIFACEF
Controle & Automação - Sociedade Brasileira de Automática
Bolema UNESP
Educação Matemática e Pesquisa PUC-SP
Ensaios Matemáticos SBM
Jornal do Professor de Matemática UNICAMP
Revista Eletrônica de Educação Matemática UFSC
Revista Eureka OBM
Tendência em Matemática Aplicada e Computacional SBMAC
Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia UNESP
Pegada Eletrônica UNESP
Geoambiente on-line UFJ
Geografia UEL
Caminhos de Geografia UFU
Scripta Nova - Universidad de Barcelona
GeoTrópico - GEOLAT - Bogotá, Colombia
Boletín de la Asociación Española de Geografía AGE
Cybergeo - OpenEdition Journals
Revista Geociências UNESP
Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi - Turismo
Revista Brasileira de Pós-Graduação RBPG
Revista Colloquium UNOESTE
Revista História e Diversidade UNEMAT
Revista de História, Cultura e Arte UFU
Revista Fénix de História e Estudos Culturais UFU
Revista de História USP
História: Questões e Debates UFPR
História, Ciências, Saúde-Manguinhos / Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
Revista Brasileira de História ANPUH
Revista Chilena de História Natural / Sociedad de Biología de Chile
Revista de História Regional UEPG
Revista de História, Sociedade e Educação no Brasil UNICAMP
Revista de História UFRJ
Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina UNEMAT
The Lancet - Periódicos em Inglês que aborda várias áreas da Medicina
BMC Nursing
Bibliotecas Virtuais Temáticas IBICT
Revista latino-americana de Enfermagem USP
Revista Mineira de Enfermagem UFMG
Revista Paulista de Enfermagem ABEn
Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde - UFPEL
Revista Brasileira de Ciência e Movimento UCB-DF
Revista Brasileira de Ciências do Esporte / Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano UFSC
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte USP
Revista Brasileira de Medicina do Esporte / Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
Revista da Educação Física UEM
Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte
Revista Mineira de Educação Física UFV
Revista Paulista de Educação Física CEV
Revista Portuguesa de Ciências do Desporto RPCD
Análise - Revista de Administração da PUCRS
Economia Aplicada USP
Estudos Econômicos FEA-USP
Revista Eletrônica de Gestão Organizacional FAMIG
Indicadores Econômicos FEE
Nova Economia UFMG
Revista de Administração Contemporânea - RAC
RAE Eletrônica - Fundação Getulio Vargas
Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas
Revista de Economia Contemporânea UFRJ
Revista Brasileira de Economia / Fundação Getúlio Vargas
Revista Brasileira de Inovação UNICAMP
Revista da Associação Brasileira de Custos: ABCustos
Revista de Administração Pública / Fundação Getulio Vargas
Revista Eletrônica de Administração UFRGS
Revista de Gestão USP
Revista Conexão SEBRAE
Teoria e Evidência Econômica UPF
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade ABRACICON
Revista do CRCPR
Revista do CRCRS
Revista Pensar Contábil CRCRJ
Brazilian Business Review BBR
ConTexto - Contabilidade em Texto UFRGS
Revista Contabilidade e Finanças USP
Nucleus / Revista Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Avocati Locus
Cadejur
E-Juridico
Infojus
Intelligentia Jurídica
Revista CEJ / Centro de Estudos Judiciários
Revista Brasileira de Direito Comparado IDCLB
Lançamento do Livro

Lançamento do Livro
Torturas: Contos e Poemas


Autor: Josafá Gomes Pereira



Dia do evento: 08 de Outubro de 2010
Local: Biblioteca Regional do Campus de Cáceres
Horário: 21:00 hs

Torturas é uma coletânea contendo 10 (dez) contos e 26 (vinte e seis) poemas. Tendo os contos características que variam do dia-a-dia cacerense à ficção futurista.

Os poemas são de característica empírica e pensam a vida e seus mistérios, as torturas e suas carícias. “Torturas é assim, entre o riso e a lágrima, entre a dor e o prazer, aquilo que vivemos todos os dias com um sorriso estampado no rosto”


Estiveram presentes no evento a Supervisora da Biblioteca Regional do Campus de Cáceres, Tereza Antônia Longo Job, a qual foi responsável pelo cerimonial, a coordenadora do Instituto de Linguagem da UNEMAT, professora Drª Ana Maria Di Renzo, a coordenadora da Editora da UNEMAT, professora Drª Elizabeth Batista, também o desenhista e ilustrador do livro senhor Hítallo Alan Álvares de Cintra. Além destes, contamos ainda com a presença de uma plateia diversificada composta por pessoas dos vários setores da Universidade que prestigiaram este importante evento.




"Até...

Jurei que seria fiel até a Morte
No amor, nos sentimentos, na dor,
Na alegria...
Até a morte... E fui sendo...

Então veio a Morte e levou o amor
Ele morreu e eu depositei-o em um Mausoléu de vidro...
E continuei sendo fiel após a Morte...
Afinal restaram-me os sentimentos,
A dor, a alegria...
Criei uma Marionete
Que imitava os passos, expressões...

É muito parecida com o que está lá...
E dou-lhe vida, consigo dominá-lo...
Assim continuo sendo...
Morrendo para que “Viva” aquele que morreu
Afinal jurei ser fiel até a morte
Nem que para isto tenha que Morrer...."

Josafá Gomes Pereira

Galeria Sebastião Mendes

Galeria Sebastião Mendes :: Coleção Cultura Matogrossense

Galeria de Artes Maria Bueno

Galeria de Artes Maria Bueno :: Coleção Etnias Indígenas