PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO

DISCIPLINAS / SUBJECTS / ASIGNATURAS

TÓPICOS ESPECIAIS

Obrigatória: Não

Carga Horária: 60

Créditos: 4.0

Área de Concentração: Educação

Ementa: Aborda temáticas específicas voltadas para o desenvolvimento do projeto de pesquisa do aluno.

TEORIAS DA EDUCAÇÃO

Obrigatória: Sim

Carga Horária: 60

Créditos: 4.0

Área de Concentração: Educação

Ementa: Estudo das teorias da educação. Discussão das matrizes filosóficas e epistêmicas do pensamento pedagógico, destacando as relações com os outros campos de conhecimento. Estudo da presença dessas teorias/matrizes na educação brasileira.

TEORIAS DA APRENDIZAGEM E PROCESSOS MEDIACIONAIS

Obrigatória: Não

Carga Horária: 60

Créditos: 4.0

Área de Concentração: Educação 

Ementa: Estudo das teorias de aprendizagem e de desenvolvimento. Aborda as relações entre aprendizagem e desenvolvimento. Discute as funções cognitivas e os processos mediacionais. Analisa questões de avaliação e desempenho escolar.

SEMINÁRIO DE PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Obrigatória: Não

Carga Horária: 60

Créditos: 4.0

Área de Concentração: Educação 

Ementa: Aprofunda questões referentes à produção do conhecimento científico, colocando em foco a pesquisa como processo de tomada de decisões nas diferentes etapas que o compõe. Trabalha questões relacionadas aos processos de coleta e análise de dados, de modo a permitir que o aluno tome decisões acerca dos procedimentos metodológicos utilizados em função de seu problema de pesquisa. Analisa o desenvolvimento de relatórios de pesquisa, colocando em foco a relação entre problema, metodologia proposta, análise e discussão dos dados.

SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Obrigatória: Não 

Carga Horária: 60

Créditos: 4.0

Área de Concentração: Educação 

Ementa: Estuda as questões teórico-metológicas das ciências humanas e sociais no processo de produção do conhecimento científico na temática educação e cultura, identificando os fundamentos filosóficos e metodológicos nas diferentes fases da pesquisa, em relação ao problema investigado e procedimentos de coleta e análise de dados.

POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ESTADO E SOCIEDADE

Obrigatória: Não

Carga Horária: 60

Créditos: 4.0

Área de Concentração: Educação

Ementa: Estuda questões acerca das teorias políticas de constituição do Estado e os processos de formação e desenvolvimento das sociedades e suas implicações na educação; papel do Estado na educação brasileira; políticas públicas; transmissões de conhecimento e constituições de identidades coletivas e individuais em suas relações étnicas e culturais.

PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Obrigatória: Sim

Carga Horária: 60

Créditos: 4.0

Área de Concentração: Educação

Ementa: Estuda questões teórico-metodológicas e epistemológicas na produção do conhecimento científico, evidenciando as interfaces da pesquisa em educação com diferentes campos disciplinares. Aborda a pesquisa enquanto processo dinâmico e estuda questões gerais sobre métodos e projetos de pesquisa.

OTP EM CONTEXTO ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

Obrigatória: Não

Carga Horária: 60

Créditos: 4.0

Área de Concentração: Educação 

Ementa: Estuda a organização do trabalho pedagógico de maneira articulada com as propostas de organização da educação brasileira em diferentes contextos. Analisa concepções e práticas alternativas de educação em diferentes contextos e ambientes destacando os fundamentos da formação omnilateral, da relação educação/trabalho e do trabalho coletivo na perspectiva de construção do Projeto Político-Pedagógico da escola e de redimensionamento do trabalho pedagógico. Analisa ainda as questões relacionadas ao currículo, ao planejamento e a avaliação de ensino, como mecanismos indispensáveis na organização do trabalho pedagógico.

FORMAÇÕES DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Obrigatória: Não

Carga Horária: 60

Créditos: 4.0

Área de Concentração: Educação

Ementa: Aborda as questões da relação teoria-prática, ensino-pesquisa, formação inicial e continuada. Enfatiza os paradigmas presentes nos cursos de formação de professores, compreendendo os pressupostos que os sustentam na constituição do docente e da sua profissionalização, bem como as possibilidades de sua reconstrução crítica. Estuda os processos de elaboração, proposição e efetivação de políticas relacionadas à educação em geral e à formação de professores em sua relação com a sociedade e os movimentos organizados.

ESTÁGIO DOCÊNCIA

Obrigatória: Não

Carga Horária: 30

Créditos: 2.0

Área de Concentração: Educação

Ementa: Desenvolve atividades de ensino em uma disciplina do curso de licenciatura.

EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INTERCULTURALIDADE

Obrigatória: Não

Carga Horária: 60

Créditos: 4.0

Área de Concentração: Educação

Ementa: Estuda as relações sociais e os processos discriminatórios e excludentes presentes na sociedade e na educação brasileira, compreendendo os processos de constituição das identidades individuais e coletivas, a partir dos conceitos diferença, identidade e alteridade e de proposições educativas na perspectiva intercultural.

ATIVIDADES PROGRAMADAS

Obrigatória: Não

Carga Horária: 15

Créditos: 1.0

Área de Concentração: Educação

Ementa: Trata-se de ações acadêmico-científicas planejadas pelos docentes com o objetivo de envolver os mestrandos e outros sujeitos, se for o caso, em diferentes atividades relacionadas às temáticas e linhas de pesquisa do Mestrado.

ATIVIDADES INTEGRADAS DE PESQUISA

Obrigatória: Não

Carga Horária: 60

Créditos: 4.0

Área de Concentração: Educação

Ementa: Aborda temáticas específicas voltadas para o desenvolvimento do projeto de pesquisa do mestrando, de modo a permitir que o aluno tome decisões acerca dos procedimentos a serem utilizados em função de seu problema de pesquisa. Analisa o desenvolvimento dos projetos colocando em foco a relação entre problema de pesquisa, objetivos, fundamentação teórica, procedimento metodológico, análise dos dados, discussão e resultados.