PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO
Grupos de Pesquisa
Docentes PPGEdu: Alceu Zoia, Rosane Duarte Rosa Seluchinesk e Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira
Repercussões dos trabalhos do grupo:
O Grupo de Pesquisa "Educação e diversidade no contexto da Amazônia Legal Matogrossense", criado em 2005, na Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) é composto por professores/as pesquisadores/as, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissional técnico-administrativo, vinculados à Universidade do Estado de Mato Grosso, sendo que três (03) professores/a são membros do Curso de Mestrado em Educação, nas Linhas de Pesquisa: "Educação e Diversidade" e "Formação de professores, políticas e práticas pedagógicas". Vem acompanhando ações de educadores/as do campo e indígenas, promovendo processos de formação inicial e continuada para profissionais que atuam nas escolas pertencentes à Amazônia Legal. O GP participa na elaboração, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e práticas pedagógicas.
Docentes PPGEdu: Maritza Maciel Castrillon Maldonado
Repercussões dos trabalhos do grupo:
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Currículo, Sociedade e Cultura Contemporâneos está sediado na Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Campus Universitário de Cáceres Jane Vanine. Vincula-se à Faculdade de Educação e ao NEPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, tendo como pesquisadores professores lotados nos Departamentos de Pedagogia de Cáceres e de Letras de Tangará da Serra. O Grupo foi criado em Julho de 2002 com o objetivo de constituir um espaço onde fosse possível estudar, discutir, pesquisar trocar experiências sobre autores e obras que discutam temáticas tais como: estudos de gênero, sexualidade, identidades culturais, raças, etnias, culturas populares, pedagogia, educação, processo de subjetivação, educação e meio ambiente, discurso, violência, sistema prisional, linguagem, modernidade, pós-modernidade, alteridade e currículo. Gestou e desenvolveu pesquisas tendo como eixos as seguintes temáticas: - Artefatos Culturais e sociedade contemporânea:
Docentes PPGEdu: Waldinéia Antunes de Alcântera Ferreira
Repercussões dos trabalhos do grupo:
O Laboratório de Estudos e Pesquisas da Diversidade da Amazônia Legal foi idealizado por um grupo de professores que trabalham com temas diversos da educação tais como: Educação do Campo, Educação Ambiental, Educação Escolar Indígena, Educação Indígena, Educação e Relações Raciais, Gênero e Sexualidade na Educação inseridos no contexto da Amazônia Legal. Atualmente temos projetos em desenvolvimento financiados pela CAPES, MEC e projetos de pesquisa em fluxo contínuo pela UNEMAT. Os temas de pesquisa versam sobre Educação e Relações Raciais, Educação Escolar Indígena e Educação do Campo. A Coletânea de Pesquisas Educacionais vinculado a este grupo de pesquisas está já em sua quarta publicação. Já ofertamos um Curso de Especialização sobre Educação e Diversidade.
Docentes PPGEdu: Fernando Cezar Vieira Malange e Elizeth Gonzaga dos Santos Lima
Repercussões dos trabalhos do grupo:
O Grupo de pesquisa sobre Políticas de Acesso e Permanência na Educação Superior - GPAPES tem objetivo de analisar o processo de expansão e democratização da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT por meio do estudo de documentos que regulamentam a política de expansão da instituição e dos programas implantados para efetivação do acesso, analisado como ingresso, permanência e conclusão. Atualmente o grupo tem estudado as políticas, programas e ações de permanência implantadas na UNEMAT estando essas em um constante processo de construção.
Docentes PPGEdu: Laudemir Luiz Zart e Loriége Pessoa Bitencourt
Registro do grupo no CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1118520313665444
Repercussões dos trabalhos do grupo:
Desenvolver pesquisas e estudos epistemológicos e educacionais na formação de sujeitos sociais, sejam eles pantaneiros, ribeirinhos, pescadores, camponeses, indígenas, quilombolas, na perspectiva da educação popular, correlacionando os contextos socioculturais, econômicos e políticos com os espaços institucionais da escola e/ou da universidade por meio da formação inicial e/ou continuada. Também os aspectos da docência na Educação Básica ou Superior, para as investigações e estudos do trabalho docente na formação humana e no desenvolvimento de conhecimentos científicos e saberes cotidianos embasados em epistemologias histórico-dialético-dialógicas.
Docentes PPGEdu: Ângela Rita Christofolo de Mello e Jairo Luís Fleck Falcão
Repercussões dos trabalhos do grupo:
O Grupo de Estudos e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Práticas Educacionais surgiu diante da necessidade de consolidar a interlocução entre a Universidade e as instituições de ensino da região do Vale do Arinos. O GEFOPE tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas em Educação relacionados a Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, com a finalidade de fomentar debates, análises e reflexões e, ao mesmo tempo, promover melhorias na qualidade social da educação na região do Vale do Arinos.
Docentes PPGEdu: Elizeth Gonzaga dos Santos Lima
Registro do Grupo no CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1118520313665444
Repercussões dos trabalhos do grupo:
Os estudos desenvolvidos pelo grupo concentra debates sobre as Políticas de avaliação para a educação em todos os níveis de ensino, seus sentidos, significados e efeitos. Defende a avaliação participativa como instrumento importante para a busca da qualidade institucional. Dessa forma, visa contribuir para o fortalecimento da autonomia institucional, defendendo um processo avaliativo potencializado pela auto-avaliação. Os resultados da avaliação educacional devem ser utilizados como instrumentos para melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão universitária. Visa ainda, qualificar profissionais da UNEMAT para orientar e discutir a Política de Avaliação Educacional nos diferentes níveis de ensino, a partir da experiência de avaliação desenvolvida nos espaços da UNEMAT e dos resultados dos estudos e pesquisas desenvolvidas pelo grupo.
Docentes PPGEdu: Maria do Horto Salles Tiellet e Marilda de Oliveira Costa
Registro do Grupo no CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7970956564078827
Repercussões dos trabalhos do grupo:
Composto por professores efetivos da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), das áreas de Filosofia, Psicologia e Pedagogia, por alunos do Programa de Pós-graduação (mestrado) em Educação, bolsistas de iniciação científica e do PIBID, o grupo realiza atividades de pesquisa sobre a juventude especialmente a mato-grossense com ênfase em investigações sobre a escolarização, cultura, transgressões, a violência juvenil em suas múltiplas faces como também sobre políticas públicas relacionadas a esses assuntos e afins. Os produtos gerados são: Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias, dissertações e a qualificação de seus integrantes em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado nas temáticas que envolvem as diferentes linhas que compõe o grupo. O grupo desenvolve atividade de extensão na unidade prisional feminina e no Centro de Atendimento socioeducativo da região. Os estudos são desenvolvidos com apoio financeiros de diferentes instituições de fomento do Estado d Mato Grosso.
Docentes PPGEdu: Marilda de Oliveira Costa
Registro do Grupo no CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7595454245951313
Docentes PPGEdu: Loriége Pessoa Bitencourt
Repercussões dos trabalhos do grupo:
O grupo de Pesquisa em estudos Decoloniais desenvolve um trabalho voltado para a valorização da necessidade de a Universidade pesquisar o conhecimento produzido desde o local: Decolonialidade e interculturalidade. Iniciou com uma pesquisa do grupo que foi aprovada no ECER 2021, Conferência Europeia sobre Pesquisa Educacional, que visa promover a pesquisa de alta qualidade para o benefício da educação da sociedade. Organizado pela EERA e pelo Comitê Organizador da Universidade de Genebra e da Valais University of Teacher Education. A proposta do GPED tem relação com a necessidade de dar visibilidade as narrativas daqueles sujeitos que ancestralmente, relacionaram-se com o espaço/ território sul americano. O grupo de pesquisadores pretende dar visibilidade a estas aprendizagens através de suas publicações e participações em eventos. Recentemente estabeleceu uma parceria com a Universidade de Salamanca através da ABS para pesquisas sobre decolonialidade.
Docentes PPGEdu: Josete Maria Cangussú Ribeiro
Registro do grupo no CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5083961473379308
Repercussões dos trabalhos do grupo:
As produções científicas no campo das políticas públicas de educação contribuem significativamente para os avanços educacionais especialmente no que tange à educação de qualidade como direitos de todos e dever do estado, assim como para o seu processo de democratização, tanto no que tange à gestão e financiamento quanto à valorização e formação inicial, permanente e continuada dos seus profissionais.