PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LINGUÍSTICA
PROJETOS DE PESQUISAS
Projetos de Pesquisa: Desenvolvidos em consonância com as linhas do programa, permitindo a
produção de conhecimento relevante e de impacto acadêmico.
A coerência entre as
linhas de pesquisa, a estrutura curricular e os projetos desenvolvidos garantem
que o perfil do egresso esteja alinhado às demandas acadêmicas e sociais,
formando profissionais capacitados para atuar em diversos contextos da
Linguística. Abaixo, apresentamos a relação dos projetos de pesquisa dos professores
permanentes, correspondentes às suas respectivas linhas. Segue os pesquisadores e seus
respectivos projetos:
LINHA DE PESQUISA:
Estudos de Processos Discursivos
Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta (Pós-Doutorado – UFMG), Bolsista de Desenvolvimento Cientifico Regional.
2021 – Atual: Título do projeto: Leitura Urbana e ensino: modos de compreender a cidade e seu patrimônio. Trata-se de um projeto - Edital FAPEMAT 002-2024 - PDCTR - CNPq.
Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do
Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi (Pós-Doutorado – PARIS 7), Bolsista de Produtividade em Pesquisa.
2021 – Atual: Título do projeto: Versões, reformulações, ressignificações: como funciona a linguagem - Ler, escrever, reescrever, argumentar
Descrição: Este
trabalho propõe abordar o ensino da leitura e da escrita a partir das noções de
versões, reformulação, substituição, sinonímia, ressignificação e deslocamento,
com foco nos processos discursivos.
2020 – Atual: A Casa e a Rua: uma relação
social e política
Descrição: Este
projeto visa explorar a relação entre a casa e a rua, considerando como elas
organizam a vida social, política e os processos de significação dos sujeitos,
interpretados pelo binômio público/privado. A pesquisa busca questionar
sentidos como "sentir-se em casa", "menino de rua",
"proprietário", "morador", "cidadão legítimo" e
"favelado", refletindo sobre como a cidade e seus espaços geram
diferentes formas de linguagem e interpretação.
Flávio Roberto Gomes Benites (Pós-Doutorado – UM3, França).
2024 – Atual: Mineração por elas:
discursos de inclusão/exclusão da mulher em condições enunciativas laborais
Descrição: Este
projeto de pesquisa visa analisar discursos sobre as relações identitárias
conflitivas entre mulheres e homens no ambiente de trabalho, com foco em
enunciados extraídos de uma websérie da mineradora Vale do Rio Doce, intitulada
"Mineração por elas", que promove a presença feminina na empresa.
Joelma Aparecida Bressanin (Doutorado – UNICAMP).
2022 – Atual: A gestão do social no/pelo
Estado: os sentidos de (des)igualdade social em discursividades contemporâneas
Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar
os discursos oficiais/institucionais acerca dapromoção da igualdade e/ou da
superação das desigualdades sociais, educacionais, linguísticas, tecnológicas,
étnico-raciais, de gênero, em circulação na contemporaneidade.
Olímpia Maluf Souza (Pós-Doutorado – UNICAMP).
2022 – Atual: A ANÁLISE DE DISCURSO NO
CENTRO-OESTE: EFEITOS NA LÍNGUA EM (DIS)CURSO
Descrição: Este projeto possui o objetivo de
compreender os modos de instalação do político na língua, em diferentes formas
materiais significantes, a partir das diferenças/divisões que opera no âmbito
da luta de classes e dos interesses das partes em litigio.
Paulo Cesar Tafarello (Pós-Doutorado – UEMS, Brasil).
2024 – Atual: Os discursos circulantes
sobre pardos na rede social Instagram
Descrição: Tendo como base teórica a Análise do Discurso de linha francesa compreender como a partir do Estatuto da Igualdade Racial os discursos deindividualização do sujeito pelo Estado atravessam os discursos de um grupo de ativistas autodeclarados pardos na rede social Instagram.
Silvia Regina Nunes (Pós-Doutorado – UESC,
Brasil).
2022 – Atual Fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso: integração, formação de pessoal e consolidação científica e acadêmica na Fronteira Oeste do Brasil
Descrição:
O PPGL/UNEMAT visa expandir sua produção científica por meio de pesquisas sobre
a fronteira Brasil-Bolívia, utilizando tecnologias como gravações audiovisuais,
softwares para tratamento de dados e a criação de um site e repositório
digital. Focado na dinâmica linguística da fronteira Cáceres-San Matias, o
projeto busca investigar fenômenos linguísticos, atitudes e relações de
pertencimento, identidade e atitudes linguísticas entre os habitantes locais. Financiador(es): CAPES -
Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro. 2022 –
Atual Um espectro do comunismo: constituição, formulação e circulação em memes
e
em jornais mato-grossensesDescrição: Trata-se de pesquisa com o objetivo de mapear
e analisar, através da Análise de Discurso de base materialista, menções à
palavra ?comunismo? em jornais produzidos em Mato Grosso, que circularam entre
1960 e 1990, o Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels e memes, que
circulam digitalmente em redes sociais, e que mencionam a palavra ?comunismo?
Miguel Rodrigues Netto (Pós-Doutorado – USAL, Espanha).
2024 – Atual JUVENTUDE, POLÍTICAS PÚBLICAS
E ENSINO DE SOCIOLOGIA: CONEXÕES E DIÁLOGOS
Descrição: O projeto de pesquisa JUVENTUDE,
POLÍTICAS PÚBLICAS E ENSINO DE SOCIOLOGIA: CONEXÕES E DIÁLOGOS consiste em
esforço teórico e metodológico empreendido no contexto do Programa de
Pós-Graduação de Sociologia em rede nacional (ProfSocio) em funcionamento no
Câmpus Universitário de Sinop e que objetiva no âmbito da linha de pesquisa
"Juventude e Questões Contemporâneas" compreender o processo
identitário das juventudes escolares com enfoque principal para o ensino médio
e sua relação com o ensino de sociologia, bem como o processo de formulação de
implementação das políticas Públicas de Juventude - PPJ e suas interconexões
entre escola, ensino e protagonismo juvenil.
2023
– Atual
Ateliê Interdisciplinar de cultura, política e sociedade contemporânea
Descrição: O Ateliê é
um projeto de caráter interdisciplinar que pretende articular as três grandes
áreas das ciências sociais (antropologia, ciência política e sociologia) com a
dinâmicas das políticas educacionais e os grandes temas da juventude na contemporaneidade.
Os aportes teóricos sobre mídia, gênero, relações étnico-raciais, trabalho e
sustentabilidade são temas transversais que perpassam toda a proposta e
constituem um campo de domínio multifacetado.
Fernanda
Surubi Fernandes (Doutorado – UNEMAT, Brasil)
2023 - Atual
A CONSTITUIÇÃO DE CORPO E DE SUJEITO EM HISTÓRIAS
EM QUADRINHOS: MEMÓRIA, LÍNGUA E IMAGEM
Descrição: A pesquisa investiga como o corpo e o sujeito
se constituem discursivamente em histórias em quadrinhos, abordando questões
como aparência, autoestima e padrões excludentes historicamente construídos.
LINHA DE PESQUISA: Estudos de Processos de
Significação
Foco
na Semântica do Acontecimento e nas relações de sentido na linguagem.
Pesquisadores:
Albano Dalla Pria (Pós-Doutorado
– UNL, Portugal),
2022 – 2024 Significar Mato Grosso: Atlas
dos nomes que dizem Histórias das cidades brasileiras um estudo semântico
enunciativo do Mato Grosso (Município de Cáceres/MT) (Processo
FAPEMAT.0000748/2022 e Portaria UNEMAT n 2095/2022.)
Descrição: Ao
considerarmos que o acontecimento de nomeação é um funcionamento semântico pelo
qual algo recebe um nome, considerando ainda, que os sentidos dos nomes são
construídos no funcionamento enunciativamente, propomos, neste projeto, dar
continuidade aos estudos semântico-enunciativos enquanto linha teórica. Para
tanto, nossa abordagem apresenta como fundamento a perspectiva teórica advinda
da Semântica do Acontecimento e dos estudos enunciativos. Vamos considerar a
partir dessa abordagem teórica, o processo de semantização dos nomes dos
municípios do Estado, nosso corpus. Procuraremos mostrar no acontecimento de
nomeação dos municípios, o político próprio da linguagem, o lugar da disputa,
do conflito marcado por uma incessante (re) divisão do real, e, a partir desse
movimento, dizer em que medida palavras ou expressões, ao significarem na
tensão deste conflito, se constituem enquanto nomes de municípios, constituindo
assim a divisão do real pela linguagem. Por fim, será publicado o quarto volume
da coleção Atlas dos nomes que dizem Histórias das cidades brasileiras um
estudo semântico enunciativo do Mato Grosso: Município de Cáceres/MT que fazem
o registro sócio-histórico a partir dos estudos enunciativos sobre as cidades
Mato-grossense.
2022 – Atual Estudo de processos
enunciativos e da variação semântica do verbo TER (Portaria n 1407/2022;
Portaria n 930/2024 - PRPPG)
Descrição: Nosso objetivo é dar um tratamento
teórico unificado à diversidade de valores efetivamente construídos pelo verbo
TER no português brasileiro.
Eduardo Roberto Junqueira Guimarães (Doutorado
– USP, Brasil),
Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B
2022 –
Atual Semântica da Enunciação: espaço de enunciação, cena enunciativa
Descrição:
Considerando o sentido como produzido pelo acontecimento este projeto procura
desenvolver reflexões sobre designação e argumentação a partir de dois
conceitos fundamentais, o de espaço de enunciação, enquanto espaço de relação
de línguas e seus falantes, e cena enunciativa, que consntitui o lugares da
enunciação. Para isso espera-se avançar na reflexão sobre os procedimentos que
constituem enunciados enquanto integrados a seus textos. Estes procedimentos,
de articulação e de reescrituração, produzem o funcionamento dos enunciados
pelas relações de combinação (articulação) e relações transversais
(reescrituração). Estas relações são responsáveis pela constituição do
enunciação e sua integração ao texto. A partir deste dispositivo espera-se
poder avançar nas análises das designações com atenção a princípios éticos e
palavras-conceito correlacionadas e ao mesmo tempo observar como a constituição
argumentativa é parte da constituição da designação e vice-versa.
Luiz Francisco Dias (Pós-Doutorado – UBA, Argentina).
Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2
2023
– Atual Semântica da enunciação: a formação do sentido em
articulações linguísticas
Descrição: O projeto
se desenvolve no âmbito da semântica da enunciação, e se propõe a abordar as
articulações linguísticas sob o pressuposto de que razões enunciativas atuam
nessas articulações com vistas configurar consistência ao enunciado. Essas
razões enunciativas são sustentadas pela tese segundo a qual referenciais
históricos, de ordem discursiva e social, são instados a adquirir pertinência
enunciativa na atualidade do dizer. No âmbito desse quadro, o presente projeto
se propõe a integrar os fenômenos da disjunção e da concomitância no âmbito de
um modelo de abordagem da relação entre a dimensão enunciativa e a dimensão
orgânica da língua portuguesa. Em especial, indagamos como a concepção de
articulação (conectando o enunciativo e o orgânico) pode contribuir para a
elucidação dos problemas colocados pelos fenômenos da disjunção e da
concomitância. Desenvolvemos a tese segundo a qual a constituição da
consistência interna do enunciado é perpassada por referenciais históricos.
Marcos Luiz Cumpri (Pós-Doutorado – UNEMAT, Brasil).
2023 – Atual Subsídios para se pensar a
oposição semântica de base nominal em português brasileiro a partir da fala da
criança
Descrição: Este projeto é o
desdobramento da pesquisa intitulada "O que as crianças têm a nos ensinar
sobre semântica que se concentrou em analisar construções exclusivamente
verbais. Para essa etapa nos propomos a investigar enunciados orais em que
haja, por exemplo, a troca do substantivo tarde pelo substantivo cedo como em
Vou dormir porque é cedo. O objetivo é mostrarmos que (i) entre o perceber e o
dizer da criança há um caminho tão importante quanto os próprios significados
estabilizados no que já está linguisticamente representado e que (ii) é durante
esse rito de passagem que melhor conseguimos acessar a linguagem e mostrar como
as noções são construídas e transpostas ao nível linguístico, ainda que a
representação (a ocorrência abstrata em si) não corresponda ao semanticamente
aceito. O aporte teórico-metodológico é dado pela Teoria das Operações
Predicativas e Enunciativas (CULIOLI 1990, 1999a, 1999b) e o corpus é extraído
de falas espontâneas de crianças de 4 e 5 anos de idade.
Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira (Pós-Doutorado – UEMS, Brasil).
2022 – Atual Linguagem e Significação:
práticas sociais na Amazônia
Descrição: Este
projeto visa analisar a constituição de significações na sociedade amazônida,
focando em como palavras como "índio" ou "indígena" e nomes
próprios (de lugares e pessoas) são designados e interpretados em textos
históricos, oficiais e na vivência dos povos originários do Pará.
Taisir
Mahmudo Karim (Doutorado – UNICAMP, Brasil).
2023 – Atual Materialidade: entre o verbal
e o não verbal - uma consideração enunciativa da significação
Descrição: Este
projeto de pesquisa dá continuidade aos estudos enunciativos sobre mapas,
plantas arquitetônicas e monumentos do estado de Mato Grosso, considerando
essas materialidades como textos que representam e determinam a identidade
sócio-histórica do Estado e seus municípios.
LINHA DE PESQUISA: Estudos de Processos de Variação
e Mudança
Antônio
Carlos Santana de Souza (Pós-Doutorado – UNEMAT e UFMT, Brasil),
2024 – Atual DESCRIÇÃO, ANÁLISE E
CARTOGRAFIA DO PORTUGUÊS FALADO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO MS
Descrição: Este projeto de pesquisa visa
registrar e analisar as diferentes formas de falar das comunidades
afro-brasileiras de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de contribuir para o
entendimento da diversidade linguística e sociocultural da região. A pesquisa
busca descrever e refletir sobre fenômenos linguísticos e, como principal
contribuição, criar um banco de dados on-line que permita o cotejamento dessas
variedades com o português falado em outras partes do Brasil. A proposta é
inovadora, envolvendo colaboração contínua entre pesquisadores de diversas
instituições e o compartilhamento de conhecimentos científicos e tecnológicos
com a sociedade. Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do
Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Bolsa.
2024 – Atual Políticas afirmativas na pós-graduação stricto
sensu em educação: acesso, permanência e titulação
Descrição: Este
projeto tem como objetivo investigar o acesso, permanência e titulação de
estudantes que ingressam na pós-graduação stricto sensu em educação por meio de
políticas afirmativas nas universidades públicas do Brasil. Foca em identificar
e analisar as políticas de inclusão de pessoas autodeclaradas pretas, pardas,
quilombolas, indígenas, transexuais, travestis e estudantes com deficiência, além
de examinar os fatores socioeconômicos e culturais que influenciam esse
processo. A pesquisa, que envolverá abordagens quantitativas e qualitativas,
busca fortalecer redes de pesquisa, promover a formação continuada e ampliar o
conhecimento sobre diversidade e políticas afirmativas na educação superior.
Cristiane Schmidt (Pós-Doutorado – UEMS, Brasil).
2022 – Atual Narrativas de Professores de
Línguas em Formação
Descrição: Projeto de Pesquisa contemplado pelo
Edital UFMS/PROPP N 6/2022 - PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO DESENVOLVIDOS NO
ÂMBITO DA UFMS.
Jocineide
Macedo Karim (Pós-Doutorado – UEMS, Brasil).
2023 – Atual O ESTUDO DOS USOS
LINGUÍSTICOS NA PAISAGEM LINGUÍSTICA E DIGITAL DA CIDADE DE CÁCERES-MT
Descrição: Este projeto de pesquisa concentra-se na
área da Sociolinguística e tem por objetivo investigar, os usos linguísticos na
paisagem linguística e digital, da cidade de Cáceres-MT.
LINHA DE PESQUISA: Estudos de Processos de Práticas
Sociais da Linguagem
Ana
Carolina de Laurentiis Brandão (Doutorado – BBK, Grã-Bretanha),
2023 – Atual Narrativas visuais na pesquisa e no
ensino-aprendizagem: explorando desafios e potencialidades
Descrição: Este projeto tem como objetivos: (1) discutir o valor e
a potencialidade de métodos visuais em pesquisas narrativas desenvolvidas
dentro do escopo da Linguística Aplicada (LA) e em iniciativas de formação de
professores/pesquisadores; e (2) explorar questões práticas que permeiam o
fazer pesquisa narrativa visual em LA e a utilização de métodos visuais em
intervenções didático-pedagógicas. Em linhas gerais, a pesquisa narrativa é
concebida como qualquer abordagem metodológica que se vale do uso de histórias
de vida/narrativas de experiência. Essas narrativas podem ser orais (produzidas
em uma entrevista gravada, por exemplo), escritas (produzidas em diários
reflexivos escritos, por exemplo) e visuais (produzidas em desenhos, por
exemplo). Há um crescente interesse em métodos visuais na LA como forma de
melhor entender as experiências de participantes de pesquisa. Valemo-nos de
nossas próprias experiências de uso métodos visuais, tais como o desenho e a
linha do tempo, em estudos narrativos envolvendo aspectos relacionados a
processos de ensino-aprendizagem de línguas. Trata-se, portanto, de uma
pesquisa narrativa sobre o fazer pesquisa narrativa visual. Esperamos ilustrar
o valor (formativo, empírico e analítico) de métodos visuais em pesquisas
narrativas, bem como suas potencialidades e desafios metodológicos.
2020 – 2023 Resiliência do professor de inglês e identidade
profissional
Descrição: Esta
pesquisa narrativa tem como objetivo entender a relação entre resiliência e
constituição identitária do professor de inglês. Parte-se da concepção de
resiliência como um processo multidimensional, instável e socialmente
construído. O foco na resiliência do professor de inglês é essencial para se
aprender mais sobre os aspectos que norteiam seu saber e fazer docente, e que
os levam a se identificar e permanecer na profissão apesar de desafios já
documentados, tais como o baixo status do idioma na grade curricular e o
desinteresse pela disciplina. Serão coletadas narrativas visuais (como, por
exemplo, fotos e desenhos) de professores de inglês experientes e em início de
carreira que atuam em diferentes contextos de ensino de uma cidade do interior
do Mato Grosso. Dessa forma, esta pesquisa também tem como finalidade entender
melhor a potencialidade de métodos visuais em estudos envolvendo o processo de
ensino-aprendizagem de línguas. Espera-se contribuir para um melhor
entendimento sobre o papel da resiliência no desenvolvimento profissional de
professores de inglês. Espera-se também inspirar o desenvolvimento de
iniciativas de formação que contemplem estratégias de resiliência como parte de
seu currículo, a fim de fomentar o bem-estar do professor de línguas.
Bárbara Cristina Gallardo (Doutorado – UNICAMP, Brasil).
2022 – 2024 A dinâmica do ensino na era
tecnológica, no Estado de Mato Grosso: contribuições da teoria ator-rede
Descrição: Esta pesquisa investiga como as teorias
já estabilizadas sobre educação,linguagem e tecnologia contribuíram para a
concepção naturalizada de ensinar e aprender e, a partir daí, como as mudanças
causadas pela pandemia clamam pela expansão do estudo, fazeres e práticas que
envolvem esses temas.
Elizangela Patrícia Moreira da Costa (Pós-Doutorado – UNICAMP, Brasil).
2023 – Atual Inteligência Artificial
ChatGPT e a polêmica da autoria na academia: novos desafios da linguagem
Descrição: Este projeto de
Pós-doutorado investiga a relação de alteridade entre estudantes de
pós-graduação e o aplicativo de Inteligência Artificial (IA) ChatGPT,
explorando suas influências nas práticas de leitura e escrita acadêmica.
Fundamentado nos conceitos de autoria e alteridade de Bakhtin, o estudo busca
compreender como a IA impacta a autoria humana, as possibilidades e limites de
seu uso na produção textual, e como a colaboração entre humanos e não-humanos
pode moldar a capacidade crítico-reflexiva dos autores. A pesquisa qualitativa
analisa textos produzidos por estudantes, com foco nas implicações da IA para a
originalidade e o futuro da produção acadêmica.
2019 – 2023 Livros didáticos de Língua Portuguesa: limites e
possibilidades para o ensino-aprendizagem da leitura
Descrição: Este
projeto visa investigar como os livros didáticos de Língua Portuguesa
(impressos ou digitais) em escolas públicas de Mato Grosso atendem às demandas
de letramento(s) e educação linguística contemporâneas, com foco na promoção de
um leitor crítico. A pesquisa analisa como as propostas para diferentes letramentos
(visual, digital, etc.) se materializam nos materiais didáticos e sua
contribuição para o desenvolvimento da leitura e escrita, considerando as
diretrizes dos documentos oficiais. Fundamentado na Teoria Dialógica da
Linguagem de Bakhtin, o estudo busca identificar os limites e possibilidades
desses materiais para o ensino-aprendizagem da leitura na Educação
Básica.
Ruberval
Franco Maciel (Pós-Doutorado – CUNY, Estados Unidos - UNJU, Argentina).
Bolsista de Produtividade em Pesquisa
2023 – Atual Letramento em Saúde no Brasil: prevalência e
fatores associados
Descrição: O
letramento em saúde refere-se à capacidade de compreender e utilizar
informações para decisões informadas sobre saúde, sendo pouco explorado no
Brasil. As pesquisas nacionais, iniciadas em 2009, focam na validação de
instrumentos e em pequenos grupos, majoritariamente no Sudeste. Estudos mais
amplos são raros, especialmente com adultos saudáveis. Este projeto propõe
avaliar o nível de letramento de adultos no Sul e Centro-Oeste, analisando
fatores socioeconômicos e demográficos, além da relação com condições de saúde
e conhecimento sobre a COVID-19.
2022 – Atual UEMS na Rota/Corredor Bioceânico: Fase II
Descrição: Este
projeto de pesquisa inter/multi/transdisciplinar aborda oito eixos temáticos do
Corredor Bioceânico, promovendo estudos sobre Brasil, Paraguai, Argentina e
Chile, com ênfase no território brasileiro. Visa subsidiar sua implementação
por meio de um programa interinstitucional da UEMS, utilizando abordagens
qualitativas e quantitativas. Em sua segunda fase, obteve ampla adesão de
pesquisadores, impacto reconhecido por setores governamental e empresarial, e
infraestrutura própria. Resultou em duas dissertações defendidas, 24 vídeos
informativos e publicações nacionais e internacionais, além de disponibilizar
indicadores técnicos e científicos de acesso público.
LINHA DE PESQUISA: Estudos de Processos Descritivos, de Análise e de Documentação de Línguas Indígenas
Valéria
Faria Cardoso (Pós-Doutorado – UEMS, Brasil),
2024 – Atual CONTATO DE LÍNGUAS
TIPOLOGICAMENTE DISTINTAS
Descrição: Este
projeto analisa o uso do português por indígenas de diferentes etnias em
comunidades fronteiriças do Brasil, com foco nos fenômenos linguísticos
resultantes do contato, como adaptações fonéticas e alterações
morfossintáticas. Utilizando abordagens sociolinguísticas e etnográficas,
busca-se compreender a influência do português sobre essas línguas, cuja
interação ainda carece de estudos aprofundados.
Wellington
Pedrosa Quintino (Doutorado – UFRJ, Brasil).
2023 – Atual TRADUÇÃO/VERSÃO DOCUMENTAL EM
XAVANTE: DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS LÍNGUISTICOS
Descrição: O projeto de pesquisa/extensão
TRADUÇÃO/VERSÃO DOCUMENTAL EM XAVANTE: DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS
LÍNGUISTICOS consiste no trabalho de tradução/versão de textos legais que
abordam direitos humanos, justiça e educação da humanidade, incluindo os povos
indígenas. As Políticas de Línguas desenvolvidas no âmbito da Faculdade
Intercultural Indígenas se assentam em três eixos: a consciência fonológica, a
tradução de textos oficiais importantes e a cooficialização das línguas
indígenas faladas nos diferentes municípios de Mato Grosso.
Alexandre
Melo de Sousa (Doutorado – UNICAMP, Brasil).
2022 - Atual
Inventário da Língua Brasileira de Sinais da região
de Rio Branco Acre
Descrição: O projeto Inventário
da Língua Brasileira de Sinais da Região de Rio Branco – Acre busca
constituir um corpus de Libras, identificando, reconhecendo e promovendo a
variedade linguística da região no âmbito do Inventário
Nacional da Diversidade Linguística (INDL), coordenado pelo IPHAN.
Os Estudos dos Processos
Discursivos contam com 77,8% de pesquisadores permanentes (8 de 9) e 22,2% de colaboradores
(2 de 9). Nos Estudos de Processos de Significação, todos os pesquisadores são
permanentes, totalizando 100% (6 de 6), sem a participação de colaboradores. Já
nos Estudos de Processos de Variação e Mudança, 60% dos pesquisadores são
permanentes (3 de 5), enquanto os colaboradores representam 40% (2 de 5). Nos
Estudos de Processos de Práticas Sociais da Linguagem, os pesquisadores
permanentes correspondem a 83,3% (5 de 6), e os colaboradores, a 16,7% (1 de
6). Os Estudos de Processos Descritivos, de Análise e de Documentação de
Línguas Indígenas contam com 75% de pesquisadores permanentes (3 de 4) e 25% de
colaboradores (1 de 4). No total, há 33 professores envolvidos, sendo 25
permanentes, todos com projetos de pesquisa ativos, e 8 colaboradores. Em
termos percentuais, os pesquisadores permanentes representam 75,8% (25 de 33) e
os colaboradores, 24,2% (8 de 33).
O Programa demonstra forte
aderência entre suas áreas de concentração, linhas de pesquisa e estrutura
curricular, consolidando-se como um espaço de produção científica alinhado à
sua missão e aos objetivos institucionais. Com um total de 25 professores
permanentes, todos com projetos de pesquisa ativos, sendo 75,8% (25 de 33)
com pós-doutorado e 24,2% (8 de 33) com doutorado, o corpo docente reflete um
alto nível de qualificação. A distribuição dos pesquisadores pelas cinco linhas
de pesquisa evidencia a diversidade de investigações voltadas para os processos
discursivos, de significação, de variação e mudança, práticas sociais da linguagem
e documentação de línguas indígenas, garantindo um ambiente acadêmico
interdisciplinar e coeso. Além disso, a presença de 8 professores colaboradores
amplia a rede de produção e difusão do conhecimento, resultando em um total de
33 docentes envolvidos. Essa estrutura permite que o curso atenda às demandas
formativas do egresso, preparando-o para atuar de maneira crítica e reflexiva
no campo dos estudos linguísticos, promovendo o avanço das investigações e a
articulação entre teoria e prática no contexto da pesquisa em Linguística.