INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Mostra de Iniciação Científica movimenta comunidade acadêmica do Ensino Fundamental e Médio em Cáceres

A Mostra, realizada pela Unemat, reúne 438 alunos e 60 professores orientadores que concorrem com 125 trabalhos em quatro categorias

Por Hemília Maia
07/11/2024

A Mostra é gratuita e aberta ao público até às 17 horas nos dias 7 e 8 de novembro (Foto: Abner Miranda)

A 11ª edição da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, realizada pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (Ceicim/Unemat), está acontecendo nesta quinta e sexta-feira (7 e 8) na Sicmatur, em Cáceres. A Mostra é aberta ao público e segue até às 17 horas.

Serão apresentados 125 trabalhos de iniciação científica, de alunos entre sete e 17 anos de idade, do Ensino Fundamental e Médio das escolas de Cáceres, Colíder, Cuiabá e Nortelândia, do estado de Mato Grosso e de Alto Alegre dos Parecis, do estado de Rondônia.

Hoje estão em exposição 62 trabalhos das categorias Iniciação Científica Mirim (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e Incentivo à Pesquisa EF (6º ao 9º ano Ensino Fundamental). Na sexta-feira serão expostos 63 trabalhos das categorias de Incentivo à Pesquisa EM (séries do Ensino Médio) e Desenvolvimento Tecnológico (6º ano até o Ensino Médio).

Divididos em equipes de quatro a seis integrantes, compostas por dois a quatro alunos, um professor e um coorientador (opcional), os 438 alunos desenvolveram seus projetos durante um ano sob a coordenação de 60 professores orientadores e coorientadores.  

A Mostra de Iniciação Científica propõe que os alunos, agrupados em equipe, observem fenômenos ou situações vividas em seu cotidiano e, a partir de uma questão problema, desenvolvam durante o ano letivo um projeto de iniciação científica em uma das diferentes áreas da Ciência.

O projeto Mostra de Iniciação Científica no Pantanal é desenvolvido desde 2012, com o objetivo de incentivar o ensino de ciências pela investigação nas escolas de educação básica, no município de Cáceres e região, a fim de ampliar o entendimento e o interesse dos alunos pela Ciência.

São parceiros da Mostra o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Prefeitura Municipal de Cáceres, Grupo Cometa, Seeg Fibras, Juba Supermercado e Águas do Pantanal.

CONHEÇA ALGUNS TRABALHOS EM EXPOSIÇÃO NA MOSTRA

Consumismo: benefícios e malefícios

Os alunos do 2º ano do EF do Colégio Imaculada Conceição (CIC), orientados pela professora Sônia Maria de Paula, abordaram o consumismo como ponto de reflexão. De acordo com a professora a temática é bastante retratada no material utilizado pela escola que provoca o exercício de reflexão entre seus alunos e o quanto esse modelo de consumo afeta o planeta.

Aplicação e Resolução da Equação do 2º Grau

As alunas Isabella Pereira, Rafaela Assis, Heloísa Silva e Maria Fernanda Ribeiro, do 9º ano, da Escola Estadual Militar Tiradentes Professor Natalino Ferreira Mendes, vieram a Mostra para ganhar experiência e oratória. A equipe orientada pela professora Polyana de Castro Costa e coorientada pela professora Claúdia Regina Garrido mostraram que a equação do 2º grau é bastante utilizada por diversas áreas como arquitetura, engenharia, física, economia, entre outras. Isabella citou usos práticos para a equação como o cálculo de áreas, volumes, altura, lançamentos, como os de foguetes, entre outros exemplos. Maria Fernanda acredita que a proposta é “muito legal e dá visibilidade à nossa escola”. Rafaella reforçou que o tema escolhido levou em consideração a segurança que elas têm para explicar o conteúdo.

Jogo Salto na Aprendizagem

As alunas, Caliane Reis e Isadora Batista, do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) desenvolveram o Jogo Salto na Aprendizagem, que envolve matemática básica, sob a coordenação do professor Marcelo Rocha Meira. Elas contaram que a ideia foi equilibrar estudo e diversão numa proposta lúdica de ensino de matemática. Caline contou que todos os anos, os professores do IFMT os incentivam muito para que participem da mostra “é importante para nós, para o IF e para o município”.

Projeto Horta Escola: cultivando em pequenos espaços

O projeto Horta Escola é desenvolvido com e pelos alunos e professores do 4º e 5º ano da Escola Municipal Raquel Ramon com a contribuição dos vigias da Escola que colaboram molhando a horta nos finais de semana. As alunas Fernanda Barreto, Isabelly Mamoré, Manoella Dias e Sophia Oliveira trouxeram à Mostra mudas de sua produção e sua metodologia. A professora orientadora, Eliane Paezano, contou que a ideia é mostrar que é possível cultivar em pequenos espaços, contribuir para a nutrição familiar, reforçar a própria merenda escolar com produtos orgânicos, entre outros benefícios. “As crianças adoram o projeto, elas aprendem a preparar o solo, sementear, replantar e colher. O processo é orientado pelos professores. Elas não só aprendem a plantar e replicar o aprendizado em casa, como comem mais verduras”, disse a professora. Na escola são cultivados alface, rúcula, couve, cebolinha, salsinha e coentro. A professora Maria José Severino é coorientadora do projeto.   


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!