Saberes em Arte

Evento estreita relações entre ciência, arte, comunidade e academia

Saberes em Arte segue com sua programação até dia 9 em Cáceres

Por Hemília Maia
06/06/2024

(Foto: Hemília Maia)

A primeira edição do evento cultural e gastronômico Saberes em Arte da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) inicia com expressiva participação da comunidade cacerense. A Praça Duque de Caxias, em Cáceres, recebeu visitantes nesta quinta-feira (05.06) durante a tarde toda e parte da noite.

O projeto que abarca uma comunhão de programas de pós-graduação da Unemat, nas áreas de Meio Ambiente, Ensino e Linguagens, Tecnologia e Indígena, e que promove uma abordagem interdisciplinar e holística para enfrentar os desafios contemporâneos relacionados à sustentabilidade uniu ciência e arte de forma descontraída e acessível a todos visitantes.

O evento Saberes em Arte está promovendo interação das comunidades cacerenses e acadêmica do município por meio de ciência, artesanato, comida regional, atrações artísticas e exposições de arte do município de Cáceres e região até o domingo, dia 9. Lembrando que de quinta a domingo o Saberes em Arte acontece na Sicmatur.

  

De acordo com o professor da Unemat, Ernandes Sobreira Oliveira Júnior, coordenador do evento, a ideia é mostrar a pós-graduação e demonstrar o quanto a sociedade pode se beneficiar dela e vice-versa. “Nosso foco é mostrar a cara da universidade para a sociedade e ao mesmo tempo inserir a comunidade e seus saberes junto a academia”, explica o professor que fará novas edições da feira cultural e gastronômica nos municípios de Alta Floresta, Nova Xavantina e Tangará da Serra, onde a Unemat possui programas de pós-graduação.

Estudantes de todas as idades se fizeram presentes, ora como expectadores, ora como expositores. “A participação dos alunos como expositores foi bastante diversificada e interessante, nós recebemos fotografias, mapa, gráficos, experiências, textos, poemas, da maioria dos programas de pós-graduação da Unemat com destaque para os programas de Cáceres, Barra do Bugres e Alta Floresta, dos alunos de graduação e até dos alunos do ensino médio do projeto Futura Cientista.

As escolas municipais Raquel Ramão da Silva e Duque de Caxias levaram seus alunos do ensino fundamental para participar das oficinas, alunos do ensino fundamental e médio de diversas escolas também prestigiaram o Saberes em Arte que contou com a presença de alunos de nível superior da Unemat, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), da Faculdade do Pantanal (Fapan) e de cursos de pós-graduação. 


Participação artística estudantil - Samiele Viana da Silva, (17), aluna da Escola Estadual Onze de Março, membro do projeto de extensão “Futura Cientista” do Laboratório de Ictiologia do Pantanal Norte (Lipan) da Unemat é uma das expositoras do Saberes em Arte.

No projeto Futura Cientista Samiele realizou atividades de classificação e experimentos com plantas aquáticas do Pantanal e com animais presentes nos ecossistemas aquáticos como libélulas e insetos.  

Ela conta que no projeto percebeu que queria fazer Biologia. “Se eu não tivesse tido essa experiência talvez eu não descobrisse essa paixão”, apaixonada pela área e especialmente pelas libélulas Samiele não poderia ter escolhido outra ilustração para expor.  








Programação

6 e 7 de junho – Auditório Sicmatur

14h às 19h – Exposição das obras da Artemat

14h às 19h - Exposição das obras dos acadêmicos da Unemat no gramado da Sicmatur

8 de junho – Praia do Daveron

Diálogo sobre os diferentes tipos de arte e inspirações científicas

17h – Apresentação ao pôr do sol com Adão da Harpa 

 9 de junho – Praia do Daveron

Diálogo sobre os diferentes tipos de arte e inspirações científicas

17h – Apresentação ao pôr do sol com Chiquitanos - Curusse Chiquitanos não aldeiados "Beija-Flor""

 

 

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!