INTEGRAÇÃO

Unemat participa do 69º Fórum Nacional de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais

Evento ocorreu em Rio Verde (GO), promovido pela Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais

Por Nataniel Zanferrari
29/05/2023

(Foto: Abruem)

A equipe da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) representou a Instituição na 69ª edição do Fórum Nacional de Reitores, promovido pela Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) em Rio Verde (GO).

Realizado na Universidade de Rio Verde (UniRV), o evento reuniu representantes de 45 universidades. Com o tema ‘Os objetivos do desenvolvimento sustentável nas instituições associadas’, a edição realizada na UniRV contou com uma programação de palestras que iniciou na quarta-feira (24) e encerrou na sexta-feira (26).

“O tema desta edição do Fórum foi muito interessante, abordando os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com excelente discussão sobre o compromisso social das universidades públicas com relação a estes objetivos, sobre o papel das universidades públicas na formação de cidadãos globais”, explicou a reitora da Unemat, Vera Maquêa.

A reitora da Unemat coordenou a mesa da Câmara Técnica de Extensão, da qual o pró-reitor de Extensão e Cultura, Everton Nascimento, faz parte; a pró-reitora de Ensino de Graduação em exercício, Rose Kelly dos Santos Martinez Fernandez, participou da Câmara Técnica de Graduação; a pró-reitora de Assuntos Estudantis em exercício, Leila Delmadi, participou da Câmara Técnica de Assuntos Estudantis; e a assessora de Gestão de Formação Diferenciada, Fernanda Martins da Silva, participou da Câmara Técnica de Educação a Distância.

O evento também contou com a participação da presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante, em convite realizado pela reitora Vera Maquêa. “A professora Mercedes Bustamante não pode estar presencialmente, mas participou por meio remoto, e foi uma participação extraordinária”, disse Vera.

Um dos temas que foram discutidos com destaque foi a questão da evasão. “Discutimos a mitigação da invasão por meio da gestão da permanência eficaz, um tema também bastante interessante e importantíssimo”, afirmou a reitora.



QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

1 - ERRADICAÇÃO DA POBREZA: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2 - FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3 - SAÚDE E BEM-ESTAR: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5 - IGUALDADE DE GÊNERO: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6 - ÁGUA LIMPA E SANEAMENTO: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

7 - ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

8 - TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

9 - INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

10 - REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

11 - CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12 - CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13 - AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

14 - VIDA NA ÁGUA: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15 - VIDA TERRESTRE: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

16 - PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17 - PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!