COLAÇÕES 2023/2

Unemat entregou diplomas a 449 novos profissionais nas últimas semanas

Formandos colaram grau em cerimônias em Cáceres, Alta Floresta, Colíder, Sinop, Nova Mutum e Diamantino

Por Nataniel Zanferrari, Danielle Tavares
27/02/2024

(Foto: Deivid Sulzbacher Fontes)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) entregou diplomas para 449 novos profissionais em cerimônias de colação de grau, realizadas nas últimas semanas, em seis cidades do Estado.

Foram 124 profissionais formados em Cáceres, 62 em Alta Floresta, 37 em Colíder, 125 em Sinop, 31 em Nova Mutum e 70 em Diamantino. A Unemat formou novos profissionais dos cursos de Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação.

Agora graduada em Direito, Gabrielli de Matos Mota, afirma que foram anos difíceis, sobretudo em virtude da pandemia, o que torna a graduação uma grande vitória. “A Unemat representa o início de uma carreira e espero, que seja muito próspera. Só tenho a agradecer minha família, meus amigos e a todos os profissionais da Unemat”, disse.

Vinícius Antonio Dezan Lodi, bacharel em Ciências Contábeis, também considera a Unemat o início de uma caminhada. “Uma jornada que será muito difícil, mas estamos preparados para tudo que possamos enfrentar, munidos de muito conhecimento, temos muito a agregar à sociedade”, declara Vinícius. “A Unemat, para mim, sem sombra de dúvidas, é uma universidade exemplar. Tenho orgulho de falar que me formei na Unemat, é uma honra para mim e para minha família”, garante o contador.

Já a formada Regina de Matos Hresko, além de graduada em Ciências Biológicas, está aprovada em mestrado. “Minha trajetória foi cheia de desafios, como todos os meus colegas de curso enfrentaram, e a Unemat foi realizadora, porque temos várias etapas que somaram muito, tanto na minha vida pessoal como profissional”, explica Regina. “E, daqui para frente, já estou a caminho do mestrado, então sou muito grata à Unemat, porque ela me possibilitou ver a vida e minha profissão de outras maneiras”, declarou a bióloga.

Na cerimônia, o diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus de Sinop, Júlio César Beltrame Benatti, lembrou que, no ano passado, a Unemat comemorou 45 anos de história e, nesse período, a Instituição tem cumprido sua missão de formar profissionais de excelência, permitindo que cada vez mais pessoas tenham acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade. “Nestes 45 anos, a Unemat já formou milhares de profissionais, assim como vocês, que têm contribuído muito para o desenvolvimento social, econômico da região de Sinop e das demais regiões do Estado”, explicou Júlio. “Vocês serão eternizados na história da nossa Instituição e levarão esse nome e reconhecimento ao longo de toda a vida. Para que a história de vocês pudesse ser contada, muitos nos antecederam, e muitos trabalharam na nossa Instituição”.

“Estamos devolvendo profissionais capazes a esta sociedade mato-grossense. A Universidade não se preocupa em formar apenas para o trabalho, ela se preocupa em formar para a sociedade, para a humanização”, expressou Agilson Poquiviqui, diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus de Nova Mutum. “Qual o impacto da Unemat? O que representa a Unemat para os municípios? Temos vidas verdadeiramente mudadas pela Universidade. É um impacto social que estamos deixando aqui como legado, pois além da geração de renda, a Universidade transforma a vida das pessoas”, enfatizou o Agilson.

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, lembrou os alunos que, além da duração dos cursos, os estudantes ainda precisaram enfrentar a pandemia. “Vocês atravessaram esta ponte, conseguiram essa conquista. Ela é de vocês, é merecida, não foi dada por ninguém, então vivam a emoção deste momento”, disse Vera, que também lembrou os alunos da gratidão a todos que participaram da formação. “Sejam gratos aos professores e aos técnicos. Nós dedicamos a vocês o que temos de melhor: trabalhamos, estudamos, também fazemos nossos sacrifícios para prepararmos a melhor formação possível. Também sejam gratos aos pais, às mães, aos amigos, aos vizinhos, a todas as pessoas que ajudaram nessa vida acadêmica”, declarou a reitora.

Além da reitora, participaram das cerimônias o vice-reitor Alexandre Porto e os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio; de Extensão e Cultura, Everton Nascimento; e de Assuntos Estudantis, Juliana Mattiello.

Em Alta Floresta, participaram o diretor administrativo José Carlos Antunes de Oliveira, o diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus, Marco Antônio Camillo de Carvalho e os diretores de faculdade e coordenadores de curso.

Em Colíder, participaram os diretores do câmpus, Ilson Henrique Moreira e Marcelo Leandro Holzschuh.

Os diretores Eduardo Gimenes Volpini e Júlio César Beltrame Benatti compuseram a mesa em Sinop, juntamente com os diretores de faculdade e coordenadores de curso.

Nova Mutum contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Altair Albuquerque, e do secretário municipal de Administração, Ildo Faccio, além do diretor político-pedagógico e financeiro, Agilson Poquiviqui, do diretor administrativo, Eder Pereira Fernandes, dos diretores de faculdade e dos coordenadores de curso.

A mesa de autoridades em Diamantino foi composta, em ambas cerimônias, pelos diretores André Luís Reis Ribeiro e Welton Neves Vilela, pelo presidente da Câmara, Arnildo Neto, pela assessora da Prefeitura, Jumara Bonfim, pelos diretores de faculdade e pelos coordenadores de curso.

CALENDÁRIO DE COLAÇÕES DE GRAU - TURMAS 2023/2 (JANEIRO E FEVEREIRO)

Alto Araguaia (31/01), Nova Xavantina (01/02), Juara (06/02), Tangará da Serra (07/02), Barra de Bugres (08/02), Cáceres (14, 15 e 16/02), Alta Floresta (20/02), Colíder (20/02), Sinop (21/02), Diamantino (22/02), Nova Mutum (23/02), Rondonópolis (27/02), Campos de Júlio (28/02) e Pontes Lacerda (29/02).


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!