FESTIVAL DE CIÊNCIA

Unemat realiza Pint of Science Brasil em seis municípios de Mato Grosso

Bares e restaurantes de Cáceres, Cuiabá, Nova Mutum, Nova Xavantina, Sinop e Tangará da Serra receberam um diálogo aberto e informal sobre ciência

Por Nataniel Zanferrari
25/05/2023

(Foto: Nataniel Zanferrari)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou a edição 2023 do Pint of Science Brasil em seis das 10 cidades mato-grossenses que receberam o evento.

O evento mundial Pint of Science (do inglês, Dose de Ciência), que é movido pela vontade de estabelecer um diálogo aberto e informal entre cientistas e sociedade, este ano foi realizado em cerca de 400 cidades de 26 países diferentes, simultaneamente, nesta segunda (22), terça (23) e quarta-feira (24). No Brasil, o festival aconteceu em 123 cidades, com mais de 600 pesquisadores e especialistas que promoveram um diálogo aberto e informal sobre ciência em bares e restaurantes.

Os municípios de Cáceres, Cuiabá, Nova Mutum, Nova Xavantina, Sinop e Tangará da Serra receberam eventos coordenados pela Unemat, sendo a Instituição de Ensino Superior com a participação em maior número de cidades na região Centro-Oeste, que realizou o evento em 14 municípios.

“A Unemat é uma universidade com muitos câmpus e num Estado bastante grande. O mesmo aspecto que permite a ela estar mais próxima da sociedade quando se trata do oferecimento de cursos é que também permite a ela se aproximar da sociedade para divulgar ciência”, comentou o coordenador do Centro-Oeste no Pint of Science Brasil, Eduardo Bessa.

Mestre em Geografia e supervisor de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unemat, o pesquisador Jonathan Caldas foi um dos palestrantes da edição 2023, tendo falado sobre as transformações na sociedade causadas pela inteligência artificial em um bar de um posto de gasolina em Cáceres. Jonathan considera de grande importância palestrar em um ambiente tão diferente do acadêmico. “É importante principalmente para alcançar outros públicos, porque lá havia um pessoal tanto do meio acadêmico quanto quem está frequentando o bar”, explica o pesquisador. “Assim promovemos a ciência tanto dentro quanto da Universidade, e instigamos o público a procurar esta ciência e também a eles mesmos divulgaremos, falando para o filho, a mãe, os irmãos que na Unemat estão falando assuntos relevantes, assuntos do momento”, afirma Jonathan.

O festival, que acontece anualmente, foi criado em 2012, no Reino Unido, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, o festival vem crescendo e ganhando destaque em todo o País. O Pint of Science Brasil é organizado por mais 300 pessoas, entre cientistas, entusiastas e apoiadores. A parceria com diversas universidades e instituições de pesquisa, bem como com a mídia e patrocinadores, tem sido fundamental para o sucesso do festival nos últimos anos.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!