CONEPE

Unemat realiza Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de forma presencial

1ª Sessão Ordinária de 2023 é a primeira presencial desde o início da pandemia

Por Nataniel Zanferrari
19/05/2023

(Foto: Nataniel Zanferrari)

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) realizou nesta terça (16) e quarta-feira (17) sua primeira Sessão Ordinária de 2023

Um dos Conselhos Superiores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), ao lado do Conselho Curador (Concur) e do Conselho Universitário (Consuni), a sessão também foi a primeira a ser realizada presencialmente desde o início da pandemia, em 2020.

“Consideramos de extrema importância esta presencialidade, porque isso permite que as pessoas se encontrem e se conheçam, já que também é a primeira reunião da grande maioria dos conselheiros que foram eleitos para esta gestão”, garantiu a reitora da Unemat, Vera Maquêa.

Aluno de Ciências Contábeis no Núcleo Pedagógico de São Félix do Araguaia e conselheiro discente, Òhòri Haritxana de Farias Karajá é um dos membros do Conepe que participou presencialmente pela primeira vez. “Como eu não tinha uma perspectiva de como era aqui, eu tive uma amplificação de conhecimento e da importância do Conselho”, explica Òhòri. “No presencial é que eu realmente pude ver a amplitude do Conepe”, disse o aluno.

A reitora Vera Maquêa lembra que os temas e as pautas discutidas são sempre de alta relevância para a Universidade, como a atualização da Normatização Acadêmica e dos Projetos Pedagógicos de Cursos e a política de qualificação do pessoal docente. “São pautas foram importantíssimas e renderam excelentes discussões, com um engajamento muito bom dos conselheiros, que demonstra um compromisso com a nossa Universidade”, declarou a reitora.

“É muito bom reencontrar todo o grupo e conhecer novos colegas”’, disse Tatiani Botini Pires, conselheira docente do Câmpus de Pontes e Lacerda. “Essa interação presencial é maravilhosa para um andamento mais claro e direto dos processos e para um aprendizado maior, com mais troca de ideias”, assegurou a conselheira.


PAUTAS

A sessão teve início com breves apresentações dos trabalhos realizados pelas sete pró-reitorias da Universidade. Após, os conselheiros discutiram e aprovaram pautas como a institucionalização do Centro de Inovação em Educação e Saúde (Cies) de Cáceres, do Centro de Inovação, Pesquisa e Extensão de Nova Mutum e do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Geografia (Nepegeo) de Cáceres; a criação do curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização em Multiplataformas BIM (do inglêS Building Information Modeling, Modelagem da Informação da Construção); e os novos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Ciências Biológicas em Nova Xavantina e Letras em Alto Araguaia e Rondonópolis; a resolução que dispõe sobre o regime de guarda religiosa; e a resolução que dispõe sobre o aproveitamento de carga horária do Programa Residência Pedagógica (PRP) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para fins de integralização de estágio como componente curricular nos cursos de Licenciatura, além de diversas resoluções ad referendum.

Também foram constituídas as Câmaras Setoriais de Ensino, de Extensão e Cultura, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Política Estudantil, bem como a Comissão Temporária para Reestruturar a Resolução nº 054/2011 do Conepe, que institui a Normatização Acadêmica.

A pauta completa pode ser acessada clicando aqui.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!