Parceria

Pesquisadora da Universidade Lusófona colabora em projeto do Cipeef/Unemat com o Ministério do Esporte

Sofia Fonseca realizou formações para equipe trabalhar com dados quantitativos e a utilização de dados posicionais para análise de comportamento tático no Futebol

Por Hemília Maia
15/08/2023

Professora Rinalda Carlos, DPPF câmpus Cáceres, professora Sofia Fonseca e o professor Emanoel Carvalho do Centro Paralímpico de Cáceres (Foto: Acervo do projeto)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Cáceres, recebeu a professora Sofia Carreiras Fonseca, da Universidade Lusófona, de Lisboa, Portugal, nos meses de julho e agosto. Sua presença é parte do convênio firmado entre o Ministério do Esporte (MEsp) e a Unemat, por meio do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Esporte e Exercício Físico (Cipeef), que é responsável pela proposição e execução das ações.

Doutora em Estatística pela Universidade de Aberdeen, no Reino Unido e doutora em Treinamento Esportivo pela Universidade de Lisboa, em Portugal, onde se formou bacharel em Estatística, Sofia Fonseca se despediu da Unemat nesta segunda-feira (14.08) após ter atuado no Cipeef nos últimos 28 dias como pesquisadora visitante.

“Presenciar e fazer parte de um projeto que envolve a comunidade e a academia de uma forma única, liderado por um professor brilhante e inspirador e uma equipe maravilhosa e competente só ressalta a importância da relação desenvolvida pela Universidade com a comunidade”, comentou a pesquisadora visitante que disse não poder deixar de notar as melhorias realizadas nas estruturas do câmpus e o impacto delas no atendimento às pessoas, desde sua última visita, ocorrida em 2020.

Durante sua permanência, Sofia colaborou na organização e sistematização do banco de dados do Cipeef, que é coordenado pelo professor doutor em Educação Física, Riller Silva Reverdito.  De acordo com o coordenador, sua contribuição tornou mais fácil e célere o gerenciamento e a análise de dados no Centro.  

Sofia ainda analisou os dados gerados pelos projetos realizados na Unemat, em parceria com o MEsp, como o programa Academia e Futebol a serem usados em artigos científicos, teses e dissertações futuras, além de realizar duas formações para capacitar professores, alunos e colaboradores do Cipeef a trabalhar com dados quantitativos e a utilização de dados posicionais para análise de comportamento tático no Futebol. “Estas trocas de experiências e competências são fundamentais para o desenvolvimento dos projetos” destacou o professor Riller. 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!