INTERNACIONALIZAÇÃO

Unemat oferecerá curso gratuito de mandarim

A oferta de aulas de mandarim é parte do acordo de cooperação entre a Unemat e a universidade chinesa de Sichuan

Por Hemília Maia, Nataniel Zanferrari
13/09/2024

Dan Xu, professora chinesa de mandarim pela Universidade de Sichuan (Suse), dará aulas na Unemat, a partir de outubro (Foto: Hemília Maia)

A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de Ciência e Engenharia de Sichuan (Suse), na China, chegou nesta semana na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A vinda de Dan Xu é parte das atividades previstas no acordo de cooperação entre as universidades, firmado em outubro de 2023.

Formada em Letras Mandarim/Língua Portuguesa do Brasil, Dan Xu é professora voluntária pela China, para ministrar aulas em outros países. Devido sua formação, Dan Xu escolheu o Brasil com o propósito de praticar o português. Durante os meses de outubro, novembro e dezembro, ela dará aulas de Mandarim na Unemat. Serão disponibilizadas duas turmas, com 25 vagas cada. No formato projeto de extensão, as aulas são destinadas a comunidade acadêmica da Unemat e ao público em geral.

De acordo com o assessor de Gestão do Escritório de Relações Internacionais da Unemat, Anderson Amaral, o curso de mandarim para iniciantes terá duração de 40 horas e servirá como um projeto piloto para identificar a aceitação e o interesse pelo estudo do idioma. “O edital de oferta do curso de mandarim deve ser publicado até o dia 20 de setembro. O curso é gratuito e as turmas serão montadas por faixa etária”, explicou Amaral.  

Além do curso de mandarim, Dan Xu ministrará, também no último trimestre de 2024, palestras de curta duração sobre a cultura chinesa, abordando aspectos como educação, cultura e escrita. O acordo entre a Unemat e a Suse prevê intercâmbio de alunos e professores de ambas as universidades, além da possibilidade de implantação de uma unidade do Instituto Confúcio em Mato Grosso.

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, reforça que “a Suse tem um enorme interesse na área de Línguas e Culturas, embora sejam muito fortes na área de Engenharias, das quais possuem grande interesse também”, lembrou a reitora.

A professora chinesa de Letras, Dan Xu, entre a pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria e a reitora Vera Maquêa, ambas professores de Letras e o assessor de Gestão do Escritório de Relações Internacionais da Unemat, Anderson Amaral
Foto: Hemília Maia

No semestre seguinte, 2025/1, Dan Xu inicia curso de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Unemat, juntamente com outras duas alunas chinesas que optaram pelos programas de pós-graduação em Educação e Linguística. No momento, de acordo com Amaral, há 16 estudantes brasileiros em intercâmbio em Suse, e ele acredita que esse número tende a aumentar, consideravelmente, em função das parcerias que Suse estabeleceu com várias universidades brasileiras.

Segundo a professora Dan Xu, atualmente há 39 professores chineses de mandariam, voluntários e custeados pela China, lecionando no Brasil, a contar com ela, três são da Suse. A maioria veio por intermédio de Institutos Confúncios. No Brasil, há apenas duas instituições com a presença destes professores por meio de acordo de cooperação, como é o caso da Unemat e da Associação de Arte e Cultura RioMont, no Rio de Janeiro. A Unemat fornecerá à professora chinesa uma bolsa específica de auxílio moradia.

Recém-chegada ao Brasil, Dan Xu, que possui apenas 23 anos de idade, disse que seus pais ficaram preocupados com a vinda dela sozinha, para outro país. Mas, que respeitaram sua escolha e que mantêm contato diário por vídeo chamada.

Dan Xu, já tem suas primeiras impressões do Brasil.  Ela disse que a alimentação “é um pouco parecida”, principalmente pelo consumo de arroz e que gostou de feijão. Dan Xu, que possui colegas e amigos chineses e brasileiros no Brasil, também contou que foi surpreendida pelas muitas culturas presentes no país e ter deixado de perceber que “as pessoas são amigáveis, sorridentes e gostam de falar com estrangeiros”.

SUSE

A Universidade de Ciência e Engenharia de Sichuan é uma universidade pública provincial localizada na cidade de Zigong, na província de Sichuan, na China. Sichuan é a quarta maior província chinesa em população e a quinta em área.

Foto: Divulgação

A universidade também é conhecida pela sigla em inglês Suse, de Sichuan University of Science and Engineering.

Originalmente estabelecida em 1965, a instituição incorporou outras três faculdades para se tornar uma universidade em 2003, sendo uma das principais universidade do Centro-Oeste chinês, com forte atuação na área de tecnologia industrial.

Suse é composta por 17 faculdades e oferta 74 cursos de graduação, 34 mestrados e 2 mestrados profissionais, com destaque na pesquisa nas áreas de engenharias, ciência, administração, economia, direito, literatura, arte, educação e história.

A universidade chinesa conta com 1.500 professores em tempo integral, 700 em tempo parcial, dos quais 1.000 possuem titulação de mestre ou doutor. A Suse recebe cerca de 29 mil alunos de graduação e 600 de pós-graduação oriundos de 23 das 34 províncias e regiões chinesas.

Na área da extensão, a universidade chinesa possui acordos com 13 governos locais e mais de 100 empresas, somando mais de 2.200 programas.

INSTITUTO CONFÚCIO

O Instituto Confúcio é uma organização educacional pública sem fins lucrativos vinculada ao Ministério da Educação da China, com o objetivo é promover a língua e a cultura da China, dar apoio ao ensino da Língua Chinesa e facilitar o intercâmbio cultural em todo o mundo através dos Institutos Confúcio associados. O nome do Instituto é uma homenagem ao notável pensador chinês, Confúcio.

Iniciado em 2004, os Institutos operam em cooperação com faculdades e universidades em todo o mundo. O Instituto Confúcio é similar a outras organizações de promoção linguística e cultural, como o Instituto Camões de Portugal, o Conselho Britânico do Reino Unido, a Aliança Francesa da França, a Sociedade Dante Alighieri da Itália, o Instituto Cervantes da Espanha e o Instituto Goethe da Alemanha.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!