Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos atinge conceito 5 na Capes
Todos os programas coordenados pela Unemat mantiveram seu desempenho sem quedas no resultado parcial da Avaliação Quadrienal 2021-2024
Por Nataniel Zanferrari
13/01/2026
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta segunda-feira (12), por meio da Plataforma Sucupira, o resultado parcial da Avaliação Quadrienal 2021–2024. Todos os programas de pós-graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) mantiveram seus conceitos; a única exceção foi o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (PPGBioAgro), que obteve a elevação para o conceito 5.
O desempenho do PPGBioAgro foi justificado pela consistência da produção intelectual, infraestrutura robusta e forte impacto socioambiental das ações de extensão. A ficha de avaliação destacou ainda a organização do relatório e a coerência entre a área de concentração, linhas de pesquisa e projetos integradores do programa.
Nenhum curso de pós-graduação coordenado pela Unemat registrou queda de conceito nesta etapa. A PRPPG avalia que a manutenção dos índices é resultado do compromisso dos professores, técnicos e acadêmicos.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício, Fernando Selleri, ressaltou o empenho institucional. “O resultado da avaliação evidencia a constante consolidação da pós-graduação na Unemat, gerando impacto social, inovação e produção científica de qualidade”, comentou Selleri.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio, reforçou que a Universidade está em plena fase de consolidação da pós-graduação stricto sensu da Unemat, tanto a nível de mestrado quanto de doutorado. “Na quadrienal anterior, tínhamos os quatro doutorados (Ciências Ambientais, Ecologia e Conservação, Estudos Literários e Linguística); nesta avaliação podemos ver oito doutorados, sendo sete com conceito 4 e um com conceito 5. Comprovamos que nossa caminhada e nossas estratégias institucionais para o fortalecimento e consolidação dos nossos 13 programas de pós-graduação acadêmicos foram frutíferas, com o belo crescimento do PPGBioAgro conquistando o conceito 5. Agora, estão prontos para a submissão do doutorado” explicou a pró-reitora.
“Mais uma conquista e estamos em festa junto com o Câmpus de Alta Floresta e todo o corpo técnico, docente e discente que ajudou o programa para este crescimento. Agora temos os programas de Ecologia e Conservação e de Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos com conceito 5 na Capes”, enfatizou Áurea.
Para a coordenadora do PPGBioAgro, Juliana Garlet, a nova nota reflete todo o esforço e as e excelentes pesquisas desenvolvidas pelo programa, aliando preservação ambiental e produção sustentável no bioma amazônico. “Esse resultado é fruto do comprometimento dos professores, alunos e técnicos administrativos, buscando contribuir com o desenvolvimento da região, na formação de novos mestres”, parabenizou a coordenadora. “Este conceito 5 reflete todo o esforço da Instituição na busca de uma educação de qualidade e no desenvolvimento de pesquisas importantes para o estado de Mato Grosso e a Amazônia”, garantiu Juliana.
Agora, os programas iniciam a análise dos pareceres do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC). As coordenações têm até 11 de fevereiro para protocolar pedidos de reconsideração, caso necessário. O cronograma prevê que, entre 16 de março e 8 de maio, estes pedidos serão avaliados pelas comissões de avaliação, coordenações de área, relatoria e CTC, com a divulgação do resultado final em 29 de maio.
Confira aos conceitos do programas de pós-graduação da Unemat:
CONCEITO 5
Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (PPGBioAgro), Alta Floresta
Biodiversidade e Biotecnologia (PPGBionorte)*, Cuiabá
Ecologia e Conservação (PPGEC), Nova Xavantina
Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio)*, Tangará da Serra
Ensino de História, (ProfHistória)*, Cáceres
Ensino em Ciências e Matemática (Reamec)*, Cuiabá
CONCEITO 4
Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGasp), Tangará da Serra
Biotecnologia e Biodiversidade (Rede Pró-Centro-Oeste), Cuiabá
Ciências Ambientais (PPGCA), Cáceres
Educação (PPGEdu), Cáceres
Educação Inclusiva (Profei)*, Sinop
Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), Barra do Bugres
Estudos Literários (PPGel), Tangará da Serra
Genética e Melhoramento de Plantas (PGMP), Alta Floresta, Cáceres e Tangará da Serra
Geografia (PPGGeo), Cáceres
Letras (PPGLetras), Sinop
Letras (ProfLetras)*, Cáceres
Letras (ProfLetras)*, Sinop
Linguística (PPGL), Cáceres
Matemática em Rede Nacional (ProfMat)*, Barra do Bugres
Matemática em Rede Nacional (ProfMat)*, Sinop
Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (ProfNit)*, Cuiabá
Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (ProfNit)*, Sinop
Sociologia (ProfSocio)*, Sinop
CONCEITO 3
Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGecii), Barra do Bugres
Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua)*, Cuiabá
*Programas em rede nacional dos quais a Unemat faz parte, mas não coordena
**O Mestrado em Processos e Tecnologias Educacionais (ProfEducatec), de Alto Araguaia, ainda não foi avaliado, por ter sido criado em 2025
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Unemat capta mais de R$ 14 milhões para pesquisa e infraestrutura laboratorial
- Três especializações, seis mestrados e cinco doutorados estão com seletivos abertos na Unemat
- Aula aberta "Diálogos e interculturalidade: reconhecimento de quem somos e podemos ser" será nesta terça (18)
- Pesquisa premiada na Mostra de Iniciação Científica no Pantanal é selecionada para a SBPC Jovem 2025
- Nota de Pesar
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- CBBd divulga curso BWF Coach Level 1 + Módulo 13
- Aula aberta "Diálogos e interculturalidade: reconhecimento de quem somos e podemos ser" será nesta terça (18)