2023/2

Último dia para pedido de isenção de taxa para Vestibular para Modalidades Diferenciadas

Por Nataniel Zanferrari
12/05/2023

(Foto: Design Unemat)

Hoje (12) é o último dia para pedido de isenção das inscrições do Concurso Vestibular 2023/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), para ingresso no segundo semestre deste ano nos cursos de oferta diferenciada.

O vestibular será feito com análise de notas do Ensino Médio, e oferta 1.558 em 14 cursos, distribuídos em 29 municípios do Estado.

Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos serão divulgados no dia 30 de maio, com interposição de recursos no dia 31 de maio e o resultado dos recursos no dia 5 de junho.

Caso o pedido de isenção seja negado, os candidatos poderão emitir e pagar o boleto bancário no valor de R$ 60 até o dia 7 de junho.

As inscrições custam R$ 60 e deverão ser feitas de 8 de maio a 7 de junho.

O edital pode ser acessado clicando aqui.

https://portaldocandidato.com/unemat-diferenciadas-20232/


MODALIDADES

Este vestibular oferta cursos em duas modalidades diferenciadas: os cursos de bacharelado em Agronomia e Engenharia Civil, e tecnologia em Agrimensura, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Comercial, Logística e Mecânica de Precisão serão turmas especiais de oferta única na modalidade presencial.

Já os cursos de licenciatura em Artes Visuais, Educação Física, Geografia, História, Letras e Pedagogia e tecnologia em Gestão de Cooperativas serão ofertados na modalidade ensino a distância (semipresenciais), com um a dois encontros mensais no polo de oferta, pelo sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB).


SELETIVO

O Processo Seletivo Vestibular será classificatório e eliminatório, e constará da análise curricular do Histórico Escolar do Ensino Médio, Técnico ou de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O critério de seleção consiste na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e História da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Caso essas disciplinas tenham sido cursadas acompanhadas de outras, será avaliado a área equivalente.


COTAS

A Unemat adota sistema de ações afirmativas: todos os cursos oferecidos destinam vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, dentro das quais são ofertadas as vagas para candidatos negros, indígenas e com deficiência, ou seja, as pessoas que concorrem a estas vagas também devem ter estudado em escola pública.

As cotas para candidatos negros incluem negros de pele escura (pretos) e negros de pele clara (pardos).

Os cursos de licenciatura também terão vagas destinadas a professores das redes de educação básica que não possuem formação na área em que atuam.

Cursos com 25 vagas reservam 15 vagas para alunos de escola pública, das quais 6 são para pretos e pardos, 1 para indígenas e 1 para pessoas com deficiência, com 7 para os demais candidatos de escola pública. 8 vagas serão destinadas à ampla concorrência e 2 vagas são reservadas para professores.

Cursos com 26 vagas reservam 16 vagas para alunos de escola pública, das quais 7 são para pretos e pardos, 1 para indígenas e 1 para pessoas com deficiência, com 7 para os demais candidatos de escola pública. 8 vagas serão destinadas à ampla concorrência e 2 vagas são reservadas para professores.

Cursos com 28 vagas reservam 17 vagas para alunos de escola pública, das quais 7 são para pretos e pardos, 1 para indígenas e 1 para pessoas com deficiência, com 8 para os demais candidatos de escola pública. 9 vagas serão destinadas à ampla concorrência e 2 vagas são reservadas para professores.

Cursos com 29 vagas reservam 18 vagas para alunos de escola pública, das quais 8 são para pretos e pardos, 1 para indígenas e 1 para pessoas com deficiência, com 8 para os demais candidatos de escola pública. 9 vagas serão destinadas à ampla concorrência e 2 vagas são reservadas para professores.

Cursos com 30 vagas reservam 18 vagas para alunos de escola pública, das quais 8 são para pretos e pardos, 1 para indígenas e 1 para pessoas com deficiência, com 8 para os demais candidatos de escola pública. No caso dos cursos de Licenciatura, 9 vagas serão destinadas à ampla concorrência e 3 vagas são reservadas para professores. Já os cursos de tecnólogo reservam 12 vagas para ampla concorrência.

Em cursos com 50 vagas, 30 são reservadas para alunos que cumpriram integralmente o Ensino Médio em escola pública. Destas 30 vagas, 13 são para estudantes negros, 2 para estudantes indígenas, 1 para estudantes com deficiência e 14 para os demais candidatos de escola pública. A ampla concorrência terá 20 vagas.

Ao todo, são 58 vagas destinadas para indígenas, 402 vagas para estudantes negros, 50 para pessoas com deficiência, 429 para demais alunos da rede pública, 85 para professores e 534 para ampla concorrência, totalizando 1.558 vagas.

A novidade desta edição é que o candidato que deseja concorrer por cotas para negros (tanto pretos quanto pardos) deve anexar um vídeo de identificação e autodeclaração.

O tutorial de como o vídeo deve ser feito pode ser assistido clicando aqui.


RESULTADO

O resultado final será divulgado a partir do dia 17 de julho. O período letivo terá início no dia 7 de agosto.

Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br


CONFIRA QUAIS SÃO OS NOSSOS CURSOS:

- Agrimensura (Presencial, Noturno): Colíder

- Agronomia (Presencial, Matutino): Aripuanã

- Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Presencial, Noturno): Marcelândia

- Artes Visuais (EAD): Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina e Vila Rica

- Educação Física (EAD): Alto Araguaia, Juara, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda e Sapezal

- Engenharia Civil (Presencial, Noturno): Aripuanã e Juara

- Geografia (EAD): Água Boa, Alto Araguaia, Comodoro, Jauru, Porto Esperidião e Sapezal

- Gestão Comercial (Presencial, Noturno): Colíder

- Gestão de Cooperativas (EAD): Barra do Bugres, Cáceres, Canarana, Colíder e Cuiabá

- História (EAD): Arenápolis, Aripuanã, Canarana, Comodoro, Primavera do Leste e São Félix do Araguaia

- Letras (Português/Inglês) (EAD): Campo Verde, Canarana, Comodoro, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Ribeirão Cascalheira e Sorriso

- Logística (Presencial, Noturno): Matupá

- Mecânica de Precisão (Presencial, Noturno): Matupá

- Pedagogia (Anos Iniciais) (EAD): Canarana, Juína, Paranatinga, Ribeirão Cascalheira, São Félix do Araguaia e Vila Rica


CONFIRA ONDE ESTÃO NOSSOS CURSOS:

- Água Boa: Geografia (EAD)

- Alto Araguaia: Educação Física (EAD) e Geografia (EAD)

- Arenápolis: História (EAD)

- Aripuanã: Agronomia (Presencial, Matutino), Engenharia Civil (Presencial, Noturno) e História (EAD)

- Barra do Bugres: Gestão de Cooperativas (EAD)

- Cáceres: Artes Visuais (EAD) e Gestão de Cooperativas (EAD)

- Campo Verde: Letras (Português/Inglês) (EAD)

- Canarana: Gestão de Cooperativas (EAD), História (EAD), Letras (Português/Inglês) (EAD) e Pedagogia (Anos Iniciais) (EAD)

- Colíder: Agrimensura (Presencial, Noturno), Artes Visuais (EAD), Gestão Comercial (Presencial, Noturno) e Gestão de Cooperativas (EAD)

- Comodoro: Geografia (EAD), História (EAD) e Letras (Português/Inglês) (EAD)

- Cuiabá: Artes Visuais (EAD) e Gestão de Cooperativas (EAD)

- Diamantino: Artes Visuais (EAD)

- Guarantã do Norte: Letras (Português/Inglês) (EAD)

- Jauru: Geografia (EAD)

- Juara: Educação Física (EAD) e Engenharia Civil (Presencial, Noturno)

- Juína: Pedagogia (Anos Iniciais) (EAD)

- Lucas do Rio Verde: Artes Visuais (EAD), Educação Física (EAD) e Letras (Português/Inglês) (EAD)

- Marcelândia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Presencial, Noturno)

- Matupá: Logística (Presencial, Noturno) e Mecânica de Precisão (Presencial, Noturno)

- Nova Xavantina: Artes Visuais (EAD)

- Paranatinga: Pedagogia (Anos Iniciais) (EAD)

- Pontes e Lacerda: Educação Física (EAD)

- Porto Esperidião: Geografia (EAD)

- Primavera do Leste: História (EAD)

- Ribeirão Cascalheira: Letras (Português/Inglês) (EAD) e Pedagogia (Anos Iniciais) (EAD)

- São Félix do Araguaia: História (EAD) e Pedagogia (Anos Iniciais) (EAD)

- Sapezal: Educação Física (EAD) e Geografia (EAD)

- Sorriso: Letras (Português/Inglês) (EAD)

- Vila Rica: Artes Visuais (EAD) e Pedagogia (Anos Iniciais) (EAD)


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!