HISTÓRIA

Projeto Político Pedagógico

Arquivo do Projeto Político Pedagógico Vigente
Competências e Habilidades do Profissional

O Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) observa as seguintes competências e habilidades na formação do profissional da História para o exercício da docência nos diferentes espaços de produção e transmissão do saber: Ao longo da graduação, é importante que o estudante compreenda o exercício do ofício do Professor de História – ensino e pesquisa – como compromisso social, valorizando o exercício da cidadania como um ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – CONEPE Resolução nº 051/2012/Ad Referendum do CONEPE Página 7 de 59 direito e um dever de todos. Há a necessidade da constituição de um sentimento de compromisso e responsabilidade com as questões urgentes de seu tempo por intermédio de análises, questionamentos, contextualizações e proposta O acesso ao conhecimento das diferentes concepções teórico-metodológicas que referenciam e questionam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações dentro das dimensões histórica, político-econômica e sócio-cultural, devem ser uma característica na formação desse profissional. Nesse sentido, é necessário que se procure ter como norte uma formação acadêmica que contemple a diversidade de temas, objetos e abordagens históricas, concepções didático-metodológicas voltadas ao ensino de História, fugindo de um discurso hegemônico acerca da produção do conhecimento histórico e do seu ensino na educação básica. É de vital relevância para a formação desse profissional, que este aprenda a problematizar nas diversas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço. A articulação entre passado e presente e entre diferentes lugares na busca da compreensão das questões contemporâneas precisa ser uma prática permanente na sua formação e atuação profissional nos diferentes espaços de produção, transmissão e apropriação do conhecimento histórico. Para a concretização dessa proposta de formação, o curso de História deve criar condições para que o estudante possa conhecer as interpretações propostas pelas diversas tendências historiográficas, assim como pelas temáticas relacionadas à formação de professores e ao ensino de História, de forma a distinguir diferentes narrativas, metodologias, teorias e práticas pedagógicas. Nesse sentido, há a necessidade de uma consistente base de informações, conhecimentos e saberes históricos, além de uma sólida fundamentação teórico-metodológica, essenciais ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem em história. A partir das palavras de Edgar Morin, outro elemento a ser ressaltado na formação deste profissional é que “as realidades e os problemas são cada vez mais multidisciplinares, transversais, multidimensionais, transnacionais, globais e planetários” (MORIN, 2000, p. 36). Neste sentido, defende-se a necessidade do futuro Professor de História transitar pelas fronteiras entre a História e seu ensino, e as outras áreas do conhecimento humano, especialmente dos conhecimentos oriundos da educação e da formação docente, estabelecendo momentos de diálogo e, ao mesmo tempo, sendo capaz de demarcar seus campos específicos de atuação, produção do conhecimento e sua articulação com o ensino e com as necessidades postas pela sociedade atual. A formação do Professor de História precisa ser concebida a partir da indissociabilidade entre a pesquisa, a produção do conhecimento e o ensino. Ao longo da sua carreira, este profissional desenvolverá a prática da pesquisa como elemento necessário na produção do saber histórico, na formação continuada e do ensino da História nas diferentes esferas de atuação pedagógica. Por último, levando-se em consideração as particularidades da atuação dos profissionais de História no ensino, é de vital importância que se constitua uma nova percepção do exercício da docência.