CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Projeto Político Pedagógico
O BCC destina-se à formação profissional, conforme os princípios explicitados na LDB, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos da área de Computação apresentadas na Resolução No 05/2016 – MEC/CNE/CES e, considerando também o documento construído no âmbito da Sociedade Brasileira de Computação, bem como as normas vigentes na UNEMAT e as necessidades emergentes do Estado de Mato Grosso. Nesse sentido, a proposta metodológica apresenta como princípio de formação profissional a compreensão da Computação como Ciência e Tecnologia: • em suas bases epistemológicas e de aplicação humana; • para análise e interseção em situações em que a Computação possa ser inserida; • para a pesquisa e desenvolvimento no campo multidisciplinar; • para o exercício profissional nos diversos campos e possibilidades de atuação. Buscando aliar objetivos com as ações formativas e balizar a construção tanto metodológica quanto curricular, por meio de sucessivas reuniões pedagógicas ocorridas em 2019, o corpo docente deste BCC definiu as seguintes linhas formativas para os egressos deste curso: • Segurança e Redes Computacionais; • Empreendedorismo e Inovação Tecnológica; • Sistemas Computacionais; • Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
As áreas de atuação do egresso estão vinculadas com as linhas formativas: Segurança e Redes Computacionais, Empreendedorismo e Inovações Tecnológicas, Sistemas Computacionais e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A formação em Segurança e Redes Computacionais permitirá ao egresso atuar na inovação, planejamento e gerenciamento da informação e da infraestrutura humana, financeira e tecnológica de suporte, administração, consultoria e assessoria, desempenho e segurança de redes e sistemas computacionais. Neste sentido, o egresso com essa formação poderá atuar como: • Gerente de Projeto de Redes - Responsável pelo projeto e planejamento implantação de redes computacionais, pela infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação, bem como pela gestão de equipes e recursos; • Administrador de Redes - Profissional responsável pela gestão do ambiente de infraestrutura e serviços de redes computacionais corporativas; • Analista de segurança da informação - Responsável pelo projeto e operacionalização da política e soluções corporativa de segurança da informação nas organizações; • Consultor de tecnologia em segurança e redes computacionais - Profissional que atua no mercado, ou em grandes corporações, cuja atividade principal consiste em projetar, fazer diagnósticos, serviços de consultoria, na área de segurança e redes computacionais; • Empreendedor - Profissional que planeja e implanta um negócio próprio na área de segurança e/ou redes computacionais, gerando empregos e desenvolvimento para a região; • Pesquisador - Profissional que atua na pesquisa e/ou docência na área de segurança e/ou redes computacionais. A linha de formação em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica tem por objetivo a formação sistêmica e consistente de empreendedores, gestores, pesquisadores e acima de tudo inovadores. A formação permitirá ao aluno ampliar de maneira sólida os conhecimentos da área, identificando novas oportunidades, gerindo, negociando e mobilizando conhecimento e competências tecnológicas para criação de negócios, produtos e serviços criativos e inovadores. Essa formação tem como ênfase a geração de novos empreendedores com visão de futuro e atualizado com os avanços tecnológicos. Deste modo, uma lista não exaustiva de possíveis atividades de atuação é apresentada na sequência: Empreendedor - Profissional que abre e gerencia seu próprio negócio para atender demandas de mercado; • Consultor de empreendedorismo e/ou inovação tecnológica - Profissional que atua no diagnóstico e formulação de soluções acerca de atividades relacionadas ao empreendedorismo e/ou inovação tecnológica; • Pesquisador na área de empreendedorismo e inovação tecnológica - Profissional que atua na pesquisa e/ou docência na área de Empreendedorismo e/ou inovação tecnológica. A formação em Sistemas Computacionais permite que o egresso tenha amplo espectro de atuação, podendo atuar como: • Arquiteto de software - Desenvolve modelos para os sistemas computacionais e define a infraestrutura necessária para que o software opere corretamente; • Gerente de Desenvolvimento de Sistemas - Responsável pelo processo de desenvolvimento de software, considerando as fases de desenvolvimento do produto, coordenação das equipes e planejamento do desenvolvimento; • Analista de Sistemas - Profissional responsável pelo levantamento de requisitos e projeto do sistema; • Programador - Responsável pela codificação das soluções; • Empreendedor - Profissional que planeja e implanta um negócio próprio na área de desenvolvimento de sistemas computacionais, gerando empregos e desenvolvimento para a região; • Pesquisador - Profissional que atua na pesquisa e/ou docência na área de sistemas computacionais. O egresso terá domínio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para atuar como: • Assessor de gestão de informação e comunicação em processos formativos nos mais diversos tipos de instituições; • Consultor de TDIC para soluções em EaD, e-learning e m-learning; • Desenvolvedor de materiais tecnológico-didático-pedagógico digitais; • Desenvolvedor de software educativo voltado para o entretenimento; Neste Projeto Pedagógico, a relação teoria-prática é entendida como principal eixo articulador da dinâmica de aprendizagem. Relacionar os conhecimentos teóricos e o saber-fazer é um desafio que deve ser colocado constantemente para os acadêmicos, no contexto do aprendizado da computação. Essa proposta pedagógica pretende utilizar como marco teórico-metodológico a concepção de educação como processo de construção de conhecimento, enfatizando o vínculo entre teoria e prática, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, a interdisciplinaridade, a formação do pensamento crítico e reflexivo e a formação contínua.
As habilidades e competências do egresso são aprofundadas em relação a Segurança e Redes Computacionais, o Empreendedorismo e Inovações Tecnológicas, a Sistemas Computacionais e as Tecnologias da Informação e da Comunicação. A formação específica e sólida em Computação deve estar aliada às habilidades desenvolvidas nas práticas laboratoriais, nos projetos orientados e nos estágios supervisionados. Esse viés prático que os habilita a modelar, a analisar e a resolver problemas da área de Computação, tem por objetivo o domínio e a utilização de diferentes tipos de ferramentas. Concomitantemente, a formação humanística objetiva complementar a apropriação dos instrumentos metodológicos e técnicos por parte dos egressos, e aplicá-los com maturidade, ética e senso crítico. O saber fazer estabelece a relação entre a teoria, a tecnologia e a prática profissional do egresso, exigindo a aplicação de metodologias ativas baseadas na solução de problemas computacionais, objetivando e incentivando o discente a propor soluções inovadoras. O estudo teórico de problemas associados com as práticas do saber fazer e o aprofundamento em relação às linhas formativas, deverão desenvolver habilidades para: • Trabalho em equipe; • Comunicação na forma oral e escrita; • Gerenciamento de tempo; • Proposição de inovações criativas e empreendedoras; • Resolução de problemas que tenham solução algorítmica, considerando os limites da computação; • Desenvolvimento de sistemas computacionais que atendam qualidade de processo e de produto, considerando princípios e boas práticas de engenharia de software; • Desenvolvimento de projetos de qualquer natureza em equipes multidisciplinares; • Aprendizagem contínua e autônoma sobre métodos, instrumentos, tecnologias de infraestrutura no domínio da aplicação computacional; • Desenvolvimento de estudos avançados visando a construção do conhecimento científico e tecnológico da computação; • Capacidade de desenvolver Tecnologias da Informação e da Comunicação em pesquisa aplicada; • Conhecimento para desenvolver, operar e avaliar softwares educacionais, de entretenimento, bem como tecnologias assistivas em diversas áreas de conhecimento; • Elaboração, produção e avaliação de projetos que envolvam TDIC aplicados na EaD; • Assessoria às instituições de ensino na construção de propostas pedagógicas que utilizem TIC, considerando as perspectivas multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar do conhecimento; • Elaboração, produção e avaliação de projetos de inclusão digital; • Coordenação e participação em Programas de Educação que envolvam diferentes métodos de aprendizagem utilizando tecnologias digitais; • Ser capaz de compreender e executar projetos de redes computacionais, bem como especificar novos esquemas e projetos; • Instalar e configurar dispositivos computacionais que estejam isolados ou ligados em redes, bem como periféricos e softwares; • Implantar, configurar, administrar, analisar e avaliar soluções para redes computacionais, segurança e seus serviços; • Programar utilizando linguagens de programação usadas no mercado de trabalho em soluções que envolvam a administração das redes computacionais e soluções de segurança; • Agir diante de situações de mudança, observando com uma visão de futuro, flexibilidade, ética, capacidade de adaptação, às necessidades gerenciais das organizações e a capacidade de abertura às novas oportunidades; • Pesquisar, documentar e defender proposições técnico-científicas utilizando metodologias e procedimentos acadêmicos. Considerando especificamente as linhas formativas apresentadas, este PPC visa formar profissionais com: • Capacidade de raciocínio lógico, crítico e abstrato; • Capacidade de empregar conhecimentos da área das Ciências Exatas (matemática, física, ciência da computação) na oferta de produtos e serviços; • Habilidade para aprender a aprender, o acadêmico necessita estar sempre aprendendo para se manter atualizado, para isso, a pesquisa está fortemente relacionada com o auto aprendizado; • Habilidade para pesquisar e viabilizar recursos de software para várias áreas de conhecimento e aplicação; • Capacidade de avaliar de forma consistente e com fundamentação teórica as atividades e produtos desenvolvidos; • Habilidade de desenvolver através de atividades de leitura e discussão de temas, a elaboração de painéis e ensaios de trabalhos científicos na área; • Habilidade de se expressar bem de forma oral ou escrita usando a língua portuguesa, em sua norma formal, por meio da elaboração e apresentação de projetos, relatórios e monografias; • Habilidade para pensar e propor soluções inovadoras que transformem a realidade do seu entorno, gerando empregos e recursos. Desta perspectiva, as habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso incidem no resultado de uma formação obrigatória, consequentemente, comum a todos os acadêmicos.
O conhecimento do acadêmico é construído pela mediação e não acontece apenas nos limites de uma sala de aula. Compreende-se que o papel do docente é justamente o de mediar, intencionalmente, a relação entre o acadêmico e o objeto de estudo. Tem, portanto, uma especificidade a ser respeitada, trata-se de um profissional a serviço da orientação e condução do processo de aprendizagem a partir de uma metodologia que favoreça a construção de sujeitos autônomos, hábeis e competentes. Nessa dinâmica, o envolvimento com a pesquisa e a extensão é essencial. Este BCC visa ao desenvolvimento pleno de seus acadêmicos como futuros profissionais qualificados nas áreas que envolvem tecnologias, objetivando com suas atividades sociais e complementares propiciar uma sistematização de conhecimentos que possam ser incorporados, de forma duradoura. Visa também à formação de profissionais como agentes transformadores da sociedade, compreendendo que a atuação profissional requer uma maior compreensão da realidade a sua volta, bem como, à aproximação entre docentes, discentes e a comunidade externa, integrando ensino, pesquisa e extensão, extrapolando os limites tradicionais da formação profissional e multiplicando os espaços das práticas educativas, fechando lacunas onde a tecnologia pode ser aplicada.