EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS

Projeto Político Pedagógico

Arquivo do Projeto Político Pedagógico Vigente
Perfil Profissional

O egresso do curso de Segunda Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos deverá
apresentar as seguintes habilidades e posturas, relativas ao exercício de sua profissão:
● Ser um profissional da educação, interculturalmente competente, capaz de lidar, de
forma crítica, com as diferentes linguagens e línguas - verbal (escrita, oral ou visualmotora, como
Libras), corporal, visual, sonora e digital, ampliando suas possibilidades de participação na vida
social e, consequentemente, conscientes de sua contribuição no processo de transformação da
sociedade em relação aos diferentes sujeitos e às línguas.
● Deve ter conhecimento do patrimônio cultural e linguístico desconhecido por grande
parte da população brasileira como as variedades do português, as línguas indígenas, de
imigração, de sinais, crioulas e afro-brasileiras.
Deve ser capaz de refletir e se posicionar sobre os textos circulantes nos diversos
campos de atividade humana, considerando-se, assim, as múltiplas formas de expressão como a
literatura infantil e juvenil, o cânone, o culto, o popular, a cultura de massa, das mídias e as
culturas juvenis estabelecendo a interação e o trato com o diferente.
● Deve fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional
como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino,
devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica
sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários, marcados
interculturalmente, no nosso país.
O perfil do concluinte deve ser constituído, também, pelas seguintes características:
I. comunicativo em diferentes contextos socioculturais;
II. ciente da linguagem como fenômeno social, ideológico, político, histórico, cognitivo,
educacional, cultural e intercultural;
III. consciente das variedades linguísticas e culturais e de suas implicações no processo
de ensino e aprendizagem;
IV. consciente das diferenças socioculturais, a fim de contribuir para a superação de
preconceitos linguísticos e de exclusões sociais e culturais: étnico-raciais, religiosas, gêneros,
classes, diversidades sexuais, faixas geracionais e pessoas com necessidades especiais e/ou
deficiencias, como princípios de equidade;
V. comprometido com a formação dos estudantes nos diferentes contextos de atuação, a
partir de uma concepção crítica de ensino e dos processos de aprendizagem;

VI. responsável pela sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e
permanente, à luz da dinâmica do mundo do trabalho e das inovações tecnológicas
VII. Compreensão do processo de aquisição de linguagem, aliada a uma visão crítica
sobre metodologias para o ensino de língua materna e estrangeira, na educação e em outras
instâncias em que atuar;
VIII. Olhar crítico e domínio dos conhecimentos específicos em prol do trabalho
interdisciplinar e em cooperação no contexto em que atuar;
IX. Capacidade de concentração, investigação, gestão e resolução de problemas, na
educação básica e em outras instâncias em que for atuar;
X. Respeito à ética profissional, ao bem comum, à igualdade e aos direitos humanos.

Candidato(a) à Área

O licenciado em Educação Bilíngue de Surdos estará habilitado para atuar, segundo § 2o,
do artigo 60-A, da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na “educação bilíngue de surdos
com início ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida”. Sendo, assim, o
profissional poderá atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Poderá, também, atuar, na Educação Superior, assim como desempenhar funções no serviço
público/privado de difusão cultural e artística, na revisão e redação de textos e obras escritas em
Libras.

Competências e Habilidades do Profissional

As competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo graduando são consonantes com as
determinadas pela Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação
Básica:

Metodologia

O projeto de curso, em todas as atividades propostas, enfatiza a importância da
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Sistema de Gestão do Curso

O presente Projeto de Curso configura-se pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa
e extensão. O processo de ensino e de aprendizagem tem a pesquisa como uma das suas bases,

uma vez que ensinar requer dispor de conhecimentos, refletir criticamente sobre eles e mobilizá-
los para a ação. Mais do que identificar os conhecimentos existentes, o que seria simples tarefa

de reconhecimento, é preciso compreender o processo de construção do conhecimento, seus
fundamentos históricos, sociais e epistemológicos.
O processo de ensino-aprendizagem deve ser orientado por um princípio metodológico
geral, que pode ser traduzido pela ação-reflexão-ação e que aponta a resolução de situações
problema como uma das estratégias didáticas privilegiadas. Nesse sentido, e em harmonia com
as Diretrizes Nacionais, a dimensão da pesquisa não deve constituir apenas um espaço de ação
institucional, mas uma prática constante e inerente ao próprio processo de ensinar e de aprender,
perpassando todos os momentos da formação. Deve estar presente na extensão, através das
ações reflexivas sobre cada atividade; deve estar presente na sala de aula, nas práticas reflexivas
sobre os conhecimentos, no processo de avaliação formativa, como o momento de
desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolução de problemas. Entende-se,
portanto, a pesquisa e a extensão como dois lados de uma mesma moeda no processo de
formação do sujeito professor.
Na unemat, a extensão configura-se como parte integrante do currículo e, portanto, todo
acadêmico precisa desenvolver ações de extensão, como será melhor explicado no item a seguir.

O Projeto Pedagógico do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Bilingue de
Surdos cumpre o estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação, que instituiu as Diretrizes
Curriculares Nacionais. Considerando a necessidade de promover e creditar as práticas de
Extensão Universitária e garantir as relações multi, inter e ou transdisciplinares e interprofissionais
da Universidade e da sociedade, esse PPC se fundamenta no princípio da indissociabilidade entre
Ensino, Pesquisa e Extensão, previsto no art. 207 da Constituição da República Federativa do
Brasil de 1988; na concepção de currículo estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
(Lei no 9.364/96); na Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação 2014/2024 (Lei no 13.005/2014);
na Resolução no 07 de 2018 do Conselho Nacional de Educação e na Política de Extensão e
Cultura da Unemat de modo a reconhecer e validar as ações de Extensão institucionalizadas
como integrantes da grade curricular do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Bilíngue de
Surdos.
A Creditação de Extensão é definida como o registro de atividades de Extensão no
Histórico Escolar, nas diversas modalidades extensionistas, com escopo na formação dos alunos.

Para fim de registro considera-se a Atividade Curricular de Extensão – ACE - a ação extensionista
institucionalizada na Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unemat, nas modalidades de projeto,
curso e evento, coordenado por docente ou técnico efetivo com nível superior. As ACE’s fazem
parte da matriz curricular deste PPC e compõem, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da
carga horária curricular.
Este curso de Segunda Licenciatura em Educação Bilingue de Surdos garante ao

discente a participação em quaisquer atividades de Extensão, respeitados os eventuais pré-
requisitos especificados nas normas pertinentes. O discente deve atuar integrando a equipe no

desenvolvimento das atividades curriculares de extensão (ACE’s), nas seguintes modalidades:
I. Em projetos de Extensão, como bolsista ou não, nas atividades vinculadas;
II. Em cursos, na organização e/ou como ministrantes;
III. Em eventos, na organização e/ou na realização.
As ACE’s serão registradas no histórico escolar dos discentes como forma de seu
reconhecimento formativo, e deve conter título, nome do coordenador, IES de vinculação, período
de realização e a respectiva carga horária.

A formação do professor da Educação Básica é a proposta pedagógica basilar do Curso
de Segunda Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos. Nesse sentido, a proposta pedagógica
do Curso foi construída de acordo com as novas Diretrizes Curriculares do Curso de Letras e os
referenciais oficiais para a Educação Básica, tanto do Conselho Nacional de Educação, como do
Conselho de Educação do Estado de Mato Grosso. As práticas docentes e suas interfaces com a
pesquisa e a extensão na formação dos profissionais do Curso se articulam com base nos
componentes curriculares, nas ementas, na distribuição dos creditos teóricos e prátícos e na
articulação entre eles.

I. Creditos teóricos (código T):

Os créditos teóricos serão realizados presencialmente ou a distância, contemplando a
leitura e discussão de referências das áreas de formação geral e específica, bem como a
discussão de possíveis resultados e dados coletados em atividades práticas.
II. Creditos Práticos: (código P):
Os créditos práticos serão realizados de acordo com as seguintes ações pedagógicas:
(1) em disciplinas que contemplem a prática como componente curricular, obedecendo às
resoluções vigentes;
(2) de acordo com as especificidades das disciplinas de estágio, TCC I;
(3) para elaboração de material didático nas disciplinas do Curso;
4) para a prática da (re)textualização e análise linguística nas disicplinas que demandam
escrita de textos;
(5) para a prática da conversação na língua alvo, referente às disciplinas do grupo de
Libras;
(6) dar ênfase em tradução e interpretação em Libras e lingua portuguesa e vice-versa.

Oferta dos créditos a distância:
Em conformidade com a Portaria MEC No. 2.117/2019, algumas disciplinas constantes da
Estrutura Curricular dispõem de créditos na modalidade a distância (ver distribuição dos créditos
no ementário deste PPC). No que diz respeito à operacionalização e à oferta de créditos teóricos
(T) e/ou práticos (P), na modalidade a distância, o professor responsável pela disciplina fará uso,
obrigatoriamente, da plataforma SIGAA, definida pela UNEMAT/PROEG, e deverá cumprir o
seguinte protocolo administrativo e pedagógico:
I. Descrever no plano de ensino qual o conteúdo e a atividade serão tratados a distância
e quais as estratégias pedagógicas baseadas em recursos digitais e aplicativos de internet serão
utilizadas;
II. Organizar, sistematizar e acompanhar o conteúdo, a atividade de ensino no Ambiente
Virtual, considerando seus objetivos pedagógicos;
III. Utilizar os recursos didáticos disponíveis no Ambiente Virtual, como fórum (propor
casos, situações-problemas ou questões que fomentem a discussão para promover a interação da
turma nesse espaço), entre outros;
IV. Criar videoaulas diversificando o formato de apresentação do conteúdo e/ou
disponibilizar vídeos, videoaulas, materiais com licenças livres no Ambiente Virtual, tomando
cuidado com aqueles protegidos por direitos autorais;
V. Oferecer espaços síncronos ou assíncronos privados entre docente e aluno para que
este registre suas aprendizagens, reflexões e sentimentos;
VI. Gravar seus podcasts ou arquivos de áudio para fornecer orientações e explicações
para os alunos;
VII. Propor aulas e/ou orientações síncronas por webconferência; estar presente no
Ambiente Virtual, acompanhar os alunos junto à realização das atividades, acolher suas dúvidas,
fomentar as discussões e as trocas entre o grupo, fornece 

feedbacks construtivos, respeitosos,
fazer intervenções pedagógicas, desafiá-los.

Avaliação do Curso

Este projeto tem como pressuposto a ideia de que a avaliação não deve se limitar a
momentos precisos de mediação do conhecimento acumulado pelo aluno, mas sim levar em conta
tanto o ponto de partida como o ponto de chegada. Assim, fazemos coro com Eronita e Barcelos
(1989, p.37), ao dizer: “Descobri que avaliar é aprender e que avaliar também se aprende e que
todos precisam ter o direito de realizar essa aprendizagem”.
Neste sentido, a avaliação serve mais como um indicador do rumo a ser tomado a partir
de então. Considera-se mais um termômetro que analisa o fenômeno educativo, do que uma
balança que pesa quanto conhecimento o aluno agrega. A avaliação processual, planejada dentro
do processo de ensino, é construída no Fazer Pedagógico, possui algumas características básicas
que este curso procura observar:
a) Oportunizar muitos momentos para que os acadêmicos expressem suas ideias.
b) Oportunizar discussão entre os acadêmicos a partir de situações desencadeadoras.
c) Realizar várias atividades individuais, menores e sucessivas, investigando
teoricamente, procurando entender razões para as respostas apresentadas pelos acadêmicos.
d) Compreender que em vez de ‘certo/errado’ e de pontuar negativamente a produção
acadêmica, deve-se fazer comentários sobre as atividades acadêmicas, auxiliando-os a localizar
as dificuldades, oferecendo-lhes a oportunidade de descobrir melhores soluções.

e) Transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o
acompanhamento dos alunos em seu processo de construção do conhecimento. Para que a
avaliação (diagnose) se efetue dentro do processo educativo, os instrumentos de avaliação são
importantes na medida em que:
a) Objetivos que possibilitam aos alunos e professores a obtenção de indicadores para
revisões durante o processo de aprendizagem.
b) Seleção de Instrumentos coerente com os objetivos do professor e da área de
conhecimento.