Início

Núcleo

UNEMAT – UNITRABALHO

Ver mais notícias

O Núcleo Unemat-Unitrabalho, situado na Universidade Estadual de Mato Grosso-Unemat, tem sob coordenação o professor doutor Laudemir Luiz Zart. O Núcleo Unemat-Unitrabalho foi institucionalizado em outubro de 2003 (Resolução 139-2003 CONEPE) e reúne todos/as envolvidos/as com a economia solidária na Universidade.

Os/as pesquisadores/as, estagiários/as e técnicos/as se organizam em cada Campi através de Núcleos Locais sendo estes núcleos que formam o UNEMAT- UNITRABALHO. Para exemplificar demonstramos que em Sinop há o Núcleo de Pesquisa Extensão e Ensino em Políticas Públicas, Educação e Trabalho (NUPET) e em Tangará da Serra temos o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudo da Complexidade no Mundo do Trabalho (NECOMMT), e são estes núcleos que formam o UNEMAT- UNITRABALHO.

Com origem nesses núcleos e a partir do financiamento do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares – PRONINC II surgem as Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis – INCUBEESS e seus núcleos de Incubação. Estão em funcionamento as Incubadoras: INCUBEESS – Cáceres.

A Incubadora desenvolve um papel educativo na sociedade, de atividades práticas e políticas, de socioeconomia solidária que visam potencializar a organização, a produção e a geração de renda a partir das capacidades das comunidades, assentamentos e sujeitos envolvidos. Nas mais diversas universidades do país, estão distribuídas incubadoras que desenvolvem papel social e educativo. Culti (2007, p. 05) afirma que:

As Incubadoras Universitárias de empreendimentos econômicos solidários constroem uma tecnologia social cada vez mais utilizada no âmbito das ações de geração de trabalho e renda. São espaços que agregam professores, pesquisadores, técnicos e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, bem como programas internos existentes nas universidades para desenvolverem pesquisas teóricas e empíricas sobre a economia solidária, além das atividades de incubação de empreendimentos econômicos solidários, com o objetivo de atender trabalhadores que tencionam organizar seus próprios empreendimentos sejam cooperativas, associações ou empresas autogestionárias, urbanas ou rurais.

Na Incubadora vinculado ao Núcleo Unemat-Unitrabalho de Cáceres, desenvolve trabalhos desde 2004.


Núcleo UNEMAT - UNITRABALHO