Sobre

O embrião do que viria a ser o Centro de Referência em Direitos Humanos foi a organização de um grupo de pesquisa em 2011, composto por professores e estudantes de diversas áreas de conhecimento preocupados com a questão do acesso e permanência das classes populares no ensino superior. Projeto que se intitulou “Itinerários socioculturais das classes populares no ensino superior”, reunia pessoas com perfil acadêmico-militante, mobilizadas pelo desejo de desenvolver pesquisas articuladas à extensão que, ao mesmo tempo, pudessem produzir conhecimento e contribuir para a melhoria de vida da população do município de Cáceres e de Mato Grosso.
Com a aprovação do projeto em edital 001/2012, da então Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, o centro passa a se constituir como estrutura vinculada à Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, integrando a rede nacional de centros de referência em Direitos Humanos.
A partir da parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos de Mato Grosso – SEJUDH/MT, através do Termo de Cooperação 005/2013 passa a contar com equipe multidisciplinar de atendimento e apoio administrativo.
Em 2014, na II Semana de Direitos Humanos, foi atribuído ao centro o nome da Professora Lúcia de Lourdes Gonçalves, passando a se denominar oficialmente: Centro de Referência em Direitos Humanos Profa. Lúcia Gonçalves – CRDHPLG.
A partir do segundo semestre de 2017, passamos a nos consolidar como CENTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM DIREITOS HUMANOS, INOVAÇÃO SOCIAL E CIDADANIA PROF.ª LÚCIA GONÇALVES, com a mesma sigla: CRDH Profa. Lúcia Gonçalves, consagrando como estrutura permanente da UNEMAT após quase 05 anos de execução do convênio com o Governo Federal, SICONV 776447/2012, consolidando Direitos Humanos enquanto agenda de pesquisa, de educação e extensão, deixando de oferecer atendimento psicossocial para assumir um caráter mais acadêmico, mas militante.
São objetivos do CRDH Profa. Lúcia Gonçalves
I. Os Consolidar linhas de pesquisa e extensão no campo dos Direitos Humanos;
II. Promover a educação em Direitos Humanos nos mais diferentes espaços institucionais e não institucionais;
III. Influenciar, através da pesquisa, as políticas públicas voltadas à garantia dos Direitos Humanos no Estado de Mato Grosso e Brasil;
IV. Articular rede de pesquisadores em Direitos Humanos, Inovação Social e Cidadania no âmbito das IES mato-grossenses e brasileiras.
V. Contribuir para a formação de estudantes de diferentes áreas de conhecimento,
VI. Promover e estimular o acesso à arte e cultura como fundamentais à garantia dos Direitos Humanos e da Cidadania.
VII. Desenvolver pesquisas e experimentos em inovação social, atendendo a demandas e oportunidades de organizações populares.
A experiência de um centro de Direitos Humanos no interior da UNEMAT permitiu aglutinar pessoas e instituições interessadas em diferentes temas afetas aos Direitos Humanos e organizamos as linhas de atuação em 03 grandes linhas que retratam a história e os interesses dos atores envolvidos nesta construção coletiva, são elas:
a) Gênero, Etnia, e Diversidade Sexual
b) Educação, Cultura e Direitos Humanos
c) Inovação Social, Economia Solidária e Direitos Humanos
O CRDH Profa. Lúcia Gonçalves é, portanto, um espaço plural que dialoga com diferentes grupos dentro e fora da universidade, estabelece parcerias e procura articular no território a perspectiva de construção coletiva de agenda política, acadêmica e cultural de direitos humanos, na interação entre o campo acadêmico, movimentos sociais e as expressões artístico-culturais emergentes.


Centro de Referência em Direitos Humanos